Duas semanas após a posse do novo coordenador da Coseas, Waldyr Antonio Jorge, o espaço antes utilizado pela Divisão de Promoção Social da Coordenadoria de Assistência Social (Coseas) no bloco G do Crusp continua ocupado por estudantes. Desde 18/3 não houve nenhuma reunião de negociação entre os alunos e a universidade. No dia 28/4 os ocupantes devolveram à Coseas os documentos que se encontravam no espaço retomado e agora pretendem transformar o local permanentemente em moradia.

Segundo uma das participantes da ocupação, o novo coordenador procurou-os duas vezes desde sua posse, porém sempre à noite e querendo ter conversas informais. Nenhuma reunião oficial foi marcada. Os alunos pretendem que o espaço retomado seja um pontapé inicial no processo de retirada da Coseas de todos os espaços cruspianos: segundo eles, não há necessidade de um órgão burocrático permanecer no espaço destinado aos estudantes, diminuindo o número de vagas disponíveis.

A Reitoria também permanece em silêncio sobre a questão, desde o pronunciamento do reitor Grandino Rodas através de artigo na Folha de S. Paulo (“USP, quousque tandem?”, 28/3). Após deliberação em assembléia geral dos estudantes, o DCE organizou uma audiência pública em 29/4 para tratar da questão da permanência estudantil e de ensino à distância, mas após ser reiteradamente procurado através de ofícios, telefonemas e mesmo pessoalmente, Rodas não compareceu. “Um reitor que assumiu proclamando estar inaugurada a ‘era do diálogo’, no primeiro momento em que o movimento estudantil convida-o para um espaço de debate revela o verdadeiro caráter de sua gestão”, afirmou durante o evento Thiago Aguiar, da diretoria do DCE.

O professor Otaviano Helene, do Instituto de Física, representando a Adusp, apresentou um histórico do ensino à distância no Brasil e ironizou a ausência do reitor: "Parece que além de ensino, também temos um reitor à distância".

Procurado para entrevista, Waldyr Antonio Jorge não respondeu ao Informativo Adusp por motivos de agenda.

 

Informativo nº 305

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!