Como parte do processo eleitoral de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Conselho Universitário da instituição referendou a preferência da comunidade pela Chapa 3, “Unifesp Plural e Democrática”, manifestada por meio de consulta pública nos dias 16 e 17 de outubro. A decisão coloca em primeiro lugar na lista tríplice de candidatos a reitor ou reitora, encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), o nome da professora Soraya Smaili, do Departamento de Farmacologia da Unifesp, que obteve na consulta 3.640 votos, 39% do total de votantes.

A lista tríplice encaminhada ao MEC inclui os candidatos a vice-reitor. Valéria Petri, como candidata a vice-reitora da chapa vitoriosa, encabeça a relação ao lado de Soraya.

Caso o MEC respeite a ordem da lista tríplice, acatando a vontade da comunidade da Unifesp, pela primeira vez na história dessa universidade a Reitoria ficará a cargo de uma mulher, e pela primeira vez não será um profissional da medicina. Soraya atua nas áreas de farmácia e bioquímica. “Não ser médica e ser mulher tem um significado que mostra um desejo de mudança dos grupos da universidade. Mostra um desejo de mudança de estratégias que estavam há muito tempo administrando a universidade. Representamos um maior número de pessoas de diferentes áreas de conhecimento. Estamos representando também o movimento estudantil e os técnicos, que foram importantes no processo eleitoral”, diz a professora ao ser questionada sobre a quebra de paradigmas na disputa eleitoral. “Fizemos um processo eleitoral muito amplo e representativo. A pluralidade e a democracia venceram”, completa. 

O professor José Luiz Gomes do Amaral, que obteve 30,43% dos votos, é o segundo da lista, seguido pela professora Rosana Fiorini Puccini, com 28,81%. Soraya aponta perspectivas positivas, caso seja confirmada como reitora: “Nossa gestão será marcada pelo diálogo, pelas respostas concretas, aprimorando nossa capacidade institucional de planejamento e eficácia”, afirma no blog da Chapa 3. Os resultados das eleições na Unifesp foram expressivos. De um total de 18.164 eleitores, 7.085 votaram. O número representa 40% da comunidade. Foram às urnas 80% dos professores, 60% dos técnicos e 30% dos estudantes.

 

Informativo nº 354

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!