Comissão da Verdade
Docentes indicados para Comissão da Verdade reúnem-se na Adusp

No dia 25/4, reuniram-se na sede da Adusp os professores indicados pela entidade para compor a Comissão da Verdade da USP (CV-USP), que, como noticiado no Informativo Adusp 361, aguarda apenas a aprovação do Conselho Universitário (Co) para se efetivar. Conforme proposta encaminhada à Reitoria em 21/2/13, a CV-USP contaria com três representantes titulares e três suplentes de cada um dos segmentos: estudantes de graduação, de pós-graduação, funcionários, e administração central. Estes últimos indicados pelo Co, e todos os restantes por suas respectivas entidades.
Na ocasião, estiveram presentes Amábile Xavier Rodrigues Manço (FMRP), Fábio Konder Comparato (FD), Maria Helena Souza Patto (IP), Pedro Paulo Chieffi (FMUSP) e Zilda Iokoi (FFLCH). Inesperados problemas familiares impediram a participação, antes confirmada, da professora Marilena Chauí (FFLCH).
A Adusp esteve representada pelos professores Heloisa Borsari (presidente), César Minto (1o vice-presidente), Elisabetta Santoro (2a vice-presidente) e Francisco Miraglia.
Fórum Aberto
A professora Elisabetta relatou alguns dos passos da campanha por uma Comissão da Verdade da USP, empreendida pelo Fórum Aberto pela Democratização da USP e lançada em junho de 2012, colocando os colegas a par do processo como um todo. Ressaltou que a instalação da CV-USP depende agora apenas da aprovação pelo Co da proposta apresentada pelo Fórum que, antes disso, precisaria tramitar pela Procuradoria-Geral da USP e, em seguida, pela Comissão de Legislação e Recursos (CLR).
No entanto, segundo a última informação de que dispomos, a proposta estaria ainda no Gabinete do Reitor. Em função disso, o Fórum havia solicitado, para 25/4, uma reunião com os docentes indicados pela Reitoria, à qual compareceriam, além de representantes do Fórum, os membros eleitos pelas categorias para compor a CV-USP. Não foi possível realizar a reunião na data proposta, mas ela está agora agendada para dia 14/5, às 16h.
Antes disso, os docentes indicados pela Adusp propõem que os representantes eleitos pelas categorias se reúnam, para acertar a redação final da proposta de resolução a ser aprovada pelo Co, que criará a CV-USP, a partir da minuta encaminhada pelo Fórum à Reitoria.
Informativo nº 362
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Filô” afasta professor por 180 dias, após apuração preliminar, e PAD contra ele investiga acusações de assédio sexual
- “Código de Conduta” da Secretaria de Agricultura e Abastecimento atropela Constituição e impõe censura e “mordaça” ao funcionalismo da pasta estadual
- Trabalhadora terceirizada do IAG morre durante a jornada laboral, mas direção da unidade não suspende atividades; “chocante”, diz Sintusp
- Fiesp ensaia retomar ofensiva em favor da PEC 32
- Secretaria de Agricultura e Abastecimento do governo Tarcísio revoga “Código de Conduta e Integridade”, que exigia de servidores(as) neutralidade política e ideológica e autocensura