Participação em Campanhas
Fórum das Seis promove atos em São Paulo

Na manhã de 27/6, centenas de pessoas participaram de ato público em frente à Reitoria da Unesp, por “Democracia e Isonomia nas universidades estaduais paulistas e no Centro Paula Souza”, conforme indicativo do Fórum das Seis, aprovado na assembleia da Adusp de 20/6 (http://goo.gl/kfQI1). Na sua maior parte eram estudantes, técnico-administrativos e docentes da Unesp, vindos de quase todos os campi da Universidade. Também compareceram representações das entidades da USP, da Unicamp e do Centro Paula Souza (Ceeteps).
Bahiji Haje |
![]() |
Ato/Audiência na Assembleia Legislativa |
Durante a manifestação, no momento em que uma comissão do Fórum ia entrar para ser recebido pelo pró-reitor de Administração, professor Carlos Antônio Gamero, estudantes da Unesp — por iniciativa própria — ocuparam a Reitoria. Mesmo assim, na sequência, representantes da Adunesp, Sintunesp, estudantes e coordenação do Fórum das Seis foram recebidos por uma equipe da administração da Universidade em reunião com o intuito de estabelecer uma negociação entre as partes. Após contatos telefônicos, a vice-reitora no exercício da Reitoria, professora Marilza Vieira Cunha Rudge, que estava no interior, se dispôs a retornar à capital para uma nova reunião a partir das 17 horas.
LDO 2014
Após o ato por “Democracia e Isonomia”, a maioria dos manifestantes seguiu para a Assembleia Legislativa (Alesp), sendo que parte dos estudantes permaneceu ocupando a Reitoria da Unesp. O ato na Alesp, à tarde, teve o objetivo de conseguir mais recursos para a educação pública na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2014).
Bahiji Haje |
![]() |
Ato na Reitoria da Unesp |
A pedido do Fórum, o presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado João Paulo Rillo (PT), chamou audiência pública. O auditório Paulo Kobayashi ficou repleto. Além de Rillo, compareceram os deputados Carlos Gianazzi (PSOL) e Carlos Neder (PT).
O professor César Minto expôs, em nome do Fórum, as emendas enviadas à LDO 2014, que pleiteiam mais recursos: 33% da arrecadação total do estado para o conjunto da educação pública, aí inseridos 11,6% do ICMS para as universidades estaduais e 2,1% para o Ceeteps. Ele frisou que a reivindicação é de que tudo o que se conquiste além dos atuais 9,57% seja redistribuído entre as universidades, objetivando a promoção de tratamento isonômico para técnico-administrativos, docentes e estudantes nessas instituições.
Expansão
César Minto destacou também o crescimento expressivo das universidades estaduais desde 1995, quando começou a vigorar o repasse de 9,57% do ICMS, até 2011. Na “Carta aos deputados estaduais paulistas”, elaborada pelo Fórum, os números mostram a expansão de vagas e cursos, tanto na graduação quanto na pós-graduação, sem que os recursos tenham aumentado em igual proporção — daí a grande preocupação das entidades que compõem o Fórum com a qualidade social das atividades de ensino, pesquisa e extensão nas referidas instituições.
Diversos representantes das três universidades e do Ceeteps se pronunciaram. Ao final da audiência, foram organizados grupos de estudantes, funcionários e docentes para visitar os gabinetes e fazer a entrega da carta aos deputados. Também ficou acertado que a Comissão de Educação e Cultura vai tentar intermediar uma reunião entre o Fórum das Seis e a Casa Civil do governo paulista, para tratar do assunto.
Madrugada na Unesp
Após longa negociação com Adunesp, Sintunesp e representantes da ocupação estudantil, como resultado da nova reunião, que teve início no final da tarde e adentrou a madrugada, a vice-reitora leu o acordo escrito e assinado pelas partes. A Unesp concedeu mais 36 auxílios-aluguel de imediato, comprometeu-se a aumentar para 447 as bolsas para estudantes de baixa renda (BAAE I) e garantiu que em 2014 a demanda total será atendida. Nesta semana haverá reuniões com o Sintunesp (3/7) e a Adunesp (4/7), ambas para negociação de pautas específicas.
Informativo nº 366
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Filô” afasta professor por 180 dias, após apuração preliminar, e PAD contra ele investiga acusações de assédio sexual
- Trabalhadora terceirizada do IAG morre durante a jornada laboral, mas direção da unidade não suspende atividades; “chocante”, diz Sintusp
- Nesta terça (18/3), Adusp realiza Assembleia Geral para discutir data-base e campanha de filiação. Participe!
- Fiesp ensaia retomar ofensiva em favor da PEC 32
- Conheça a campanha “A Adusp nos representa!” e se engaje no trabalho de filiação de docentes ao sindicato da categoria