Representação sindical
Assembleia Geral da Adusp delibera sobre campanha de filiação e elege delegação para o 43º Congresso do Andes-SN
No último dia 3 de dezembro, docentes reunidas(os) na Assembleia Geral (AG) da Adusp discutiram a situação financeira da entidade e a necessidade de realização de uma campanha de filiação.
Márcio Moretto, 1º tesoureiro da Adusp, apresentou uma série de medidas adotadas pela Diretoria com a finalidade de contenção de gastos. Tais medidas foram aprovadas pelo Conselho de Representantes (CR) da Adusp, que, como conselho fiscal da entidade, tem participado do processo de deliberação e adoção das medidas.
Dentre elas constam a redução de custos para manutenção das sedes, interrupção de doações para entidades e movimentos, suspensão de participação de eventos não deliberativos do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e desligamento, por acordo, de um funcionário da entidade.
Nos últimos anos, a Adusp perdeu filiadas(os), o que pode ser explicado por fatores de ordem mais geral e também específicos. Dentre os gerais, pode-se destacar uma crise do sindicalismo mundial, fruto de um processo de despolitização e de avanço de ideologias de direita e extrema-direita, que veem nos sindicatos uma ameaça ao seu projeto neoliberal e ultraconservador.
Dentre os específicos, discutiu-se a redução de filiados à luz da perda de docentes na USP desde 2014, com a interrupção de contratações pela Reitoria, e os efeitos do produtivismo acadêmico, que afeta especialmente docentes recém-contratadas(os).
Como deliberação da AG, a Adusp reforçará a campanha de filiação com ações concentradas prioritariamente a partir de março de 2025. Será realizada uma AG em meados de março, de forma a não se sobrepor à campanha de data-base e aprovação da Pauta Unificada, que deve ser entregue na primeira quinzena de abril.
Foi deliberada a criação de um grupo de trabalho para auxiliar a Diretoria na campanha. A Diretoria se comprometeu a debater no CR propostas de isenção ou redução de contribuição aos recém filiadas(os).
A AG elegeu a delegação para participar do 43º Congresso do (Andes-SN), a ser realizado entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025 em Vitória (ES). Como delegadas(os): Gabrielle Weber (EEL), representando a Diretoria da Adusp; Celso Oliveira (FZEA); Everaldo Andrade (FFLCH); Francirosy Barbosa (FFCLRP); Márcio Moretto (EACH) e Marcos Carvalho (EACH).
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Documentos comprovam intenção de “desvincular” da USP o Serviço Especial de Saúde de Araraquara
- Adusp, Sintusp e entidades estudantis cobram elaboração de protocolo efetivo para encaminhar e apurar denúncias de violência na USP
- Especializada em economia e não em ambiente, FIPE ganhou contrato sem licitação com governo estadual para elaborar RIMA do túnel Santos-Guarujá; obra deslocará centenas de famílias
- Adusp realiza Assembleia Geral no próximo dia 18/3 para discutir data-base e campanha de filiação. Participe!
- Movimentos, sindicatos e entidades democráticas solidarizam-se com a professora Sofia Manzano, atacada pelo senador Marcos do Val e por haters