Representação sindical
Fórum das Seis e Cruesp retomam discussões sobre aposentadorias e insuficiência financeira em reunião do GT Previdência na próxima segunda-feira (1/9)
O Fórum das Seis e o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) realizam na próxima segunda-feira (1º de setembro), às 10h, na Reitoria da Unicamp, novo encontro do Grupo de Trabalho (GT) sobre Previdência.
A reunião vai retomar as discussões iniciadas em março deste ano, quando o GT foi criado, depois de reivindicação feita pelo Fórum ao Cruesp na Pauta Unificada de 2024.
Na reunião do primeiro semestre, o Fórum relembrou um GT com as mesmas características que ao final de seus trabalhos, em 2017, publicou um relatório que trazia, entre outros dados, projeções de aposentadorias até 2026.
Como mais uma contrarreforma da Previdência foi promulgada durante o governo Jair Bolsonaro (PL) em 2019, seguida de uma contrarreforma estadual durante o governo de João Doria (PSDB), é necessário que um novo diagnóstico do comportamento das aposentadorias seja feito para atualização das projeções.
O Fórum das Seis propõe que o GT discuta dados sobre aposentadorias, insuficiência financeira (a diferença entre o que as universidades arrecadam com as contribuições e o total pago em aposentadorias e pensões), projeção de contratações e aposentadorias para os próximos anos, comprometimento da folha para pagamento de aposentadorias e pensões, cálculos atuariais e adesão à previdência complementar (PrevCom).
Os(as) representantes do Fórum das Seis realizam uma reunião preparatória nesta sexta-feira (29 de agosto), às 11h, na sede da Associação dos Docentes da Unesp (Adunesp), na Praça da Sé, 108, Centro de São Paulo.
A seguir, às 12h30, ocorre a cerimônia de posse da nova diretoria da Adunesp, que tem Antônio (Tato) Luís de Andrade como presidente; Angélica Lovatto (vice-presidenta); João da Costa Chaves Júnior (secretario-geral); Rafael Henrique Teixeira da Silva (vice-secretário); Milton Vieira do Prado Junior (tesoureiro); e Sebastião Neto Ribeiro Guedes (vice-tesoureiro).
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Por decisão de Flávio Dino referente à ADPF 1.210, governo Tarcísio terá de apresentar, em 30 dias, plano de recomposição do quadro de pesquisadores ambientais
- Em resposta a e-mail com ameaças e discurso de ódio, FFLCH reforça proteção e notifica a Polícia Federal; conta não está registrada no país, e IP é do exterior, informa diretor
- Chapa de Aluisio Segurado e Liedi Bernucci é a mais votada na eleição reitoral da USP; lista tríplice será encaminhada a Tarcísio, a quem cabe a escolha
- Chapa preferida do reitor vence a “consulta” indicativa entre docentes e funcionários(as)
- A democracia é um mito grego?