Foto: Unit

Brandão deixa grande legado científico e acadêmico

 

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP decretou luto oficial de três dias em virtude do falecimento do professor Marcus Lira Brandão, docente aposentado do Departamento de Psicologia da unidade.
 
O professor faleceu nesta quarta-feira (6/7), e o sepultamento foi realizado na tarde desta quinta no Memorial Parque dos Girassóis, em Ribeirão Preto. Brandão completaria 71 anos no próximo dia 12 e deixa esposa, filhos e netos.
 
Marcus Lira Brandão graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 1976 e, em 1981, doutorou-se em Farmacologia na USP. Realizou ainda dois pós-doutorados, um na França e um no Reino Unido. Suas áreas de atuação eram a neuropsicofarmacologia e a neurobiologia do medo e da ansiedade.
 
Em 2017, já aposentado, o pesquisador recebeu uma homenagem na reunião anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Na ocasião, o professor Norberto Cysne Coimbra, docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), relatou que quando Brandão começou a lecionar na USP, em 1988, “trouxe apenas um aluno da equipe de Vitória e juntos eles começaram a equipar e pensar nos primeiros passos em seu laboratório novo no estado de São Paulo”.
 
A primeira defesa de mestrado sob sua orientação se deu em 1991, e a de doutorado, em 1994. Ao longo de sua trajetória acadêmica, Brandão orientou 30 mestrados e 34 doutorados, além de ter publicado sete livros. O professor foi ainda o idealizador, fundador e primeiro diretor do Instituto de Neurociências e Comportamento (INeC), criado em 2007, lembrou Coimbra.
 
Nesta quinta, a SBNeC publicou nota na qual manifesta grande pesar pelo falecimento de Marcus Lira Brandão, que deixa “um enorme legado científico e acadêmico”.
 
“Respeitado nacional e internacionalmente”, registra a SBNeC, o professor “recebeu vários prêmios, incluindo a Medalha de Neurociências Brasil (2017), e era Membro da Academia Brasileira de Ciências”. “Vários de seus discípulos tornaram-se docentes em universidades públicas, perpetuando sua contribuição para a Neurociência”, diz a nota.
 
“Descanse em paz, Professor Marcus Lira Brandão. A Diretoria da SBNeC lamenta sua perda e estende seu pesar a toda sua família”, conclui a entidade.
 

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!