Universidade
Congregação da FFLCH solidariza-se com estudantes, e adverte que a reposição de docentes deve atender às unidades, e não a “questionáveis critérios de mérito”
Nesta quinta-feira (5/10), a Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) aprovou moção de apoio à luta que o movimento estudantil da universidade vem realizando por mais docentes e por melhores condições de permanência.
Além disso, a moção rejeitou enfaticamente o modelo de “edital competitivo” adotado pela Reitoria na contratação de docentes efetivos, ao afirmar que a reposição deve realizar-se com base nas necessidades de cada unidade, ao invés da concorrência entre elas. Leia a seguir a íntegra da moção.
A Congregação da FFLCH manifesta seu apoio e solidariedade à luta iniciada pelos estudantes da USP em favor da contratação de docentes e pela ampliação de recursos destinados à permanência estudantil. Manifesta, também, que a reposição do corpo docente da USP deve ser realizada com base nas necessidades das unidades, e não com base na concorrência entre elas, derivadas dos supostos e questionáveis critérios de “mérito”.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- No apagar da gestão Carlotti Jr.-Nascimento Arruda, “reitoráveis” se movimentam em busca de apoios; Comissão Eleitoral está designada, mas ainda não definiu calendário
- Carlotti Jr. convoca Co extraordinário para votar em 6/8 proposta de mudança em concursos docentes; em nota, Diretoria da Adusp critica pressa e pede mais prazo para discussão do tema
- Secretário da Educação é ex-diretor e acionista de empresa que tem contratos com o Estado; em livro, Renato Feder já defendeu privatização total dos serviços públicos
- Investigação da Receita Federal conclui que a Fundação Faculdade de Medicina remunera dirigentes, e aponta fraude tributária; entidade perde condição de “filantrópica” e recorre
- Política afirmativa em vigor nos concursos da USP é “ineficaz” e precisa ser urgentemente reformulada, propõe Coletivo de Docentes Negras e Negros