Uma mensagem com discurso de ódio, contendo ameaças à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), foi remetida para diversos endereços oficiais de e-mail da unidade na manhã desta quinta-feira, 27 de novembro, e levou a direção da FFLCH a tomar uma série de providências, tais como acionar a Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária (SPPU) da USP, registrar Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e notificar a Polícia Federal a respeito do caso.

Intitulada “Aviso final para a FFLCH – sua faculdade vai virar cinzas”, a mensagem promete “mostrar a vocês o que é o verdadeiro caos, e ele vai explodir bem no meio do seu campus miserável”, e acrescenta: “Tenho explosivos suficientes para transformar aquele prédio histórico de vocês em uma pilha de lixo fumegante”. Tudo isso, alega, “porque vocês merecem pagar pelo veneno que espalham”.

“A conta de e-mail não está registrada no Brasil, e o IP [Internet Protocol] do endereço é do exterior”, informou ao Informativo Adusp Online o diretor da FFLCH, professor Adrián Pablo Fanjul. A investigação do e-mail (e portanto de quem o remeteu) deverá prosseguir. Por outro lado, a segurança nos prédios da unidade será reforçada por meio de rondas da Guarda Universitária, vinculada à SPPU.

A FFLCH tem sido alvo de uma série de ataques de grupos de extrema-direita desde o início do ano e, recentemente, promoveu um ato público em resposta aos atentados sofridos.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!