Universidade
“Hacker” derruba site da Adusp, após entrar em contato para acusar a USP de estar “mentindo”
O hacker Azael entrou em contato com a Adusp, por e-mail, para contestar parcialmente reportagem publicada pelo Informativo Adusp Online sobre a instabilidade que vinha afetando drasticamente os sistemas virtuais da USP desde o dia 12 de março último, e, ainda, para comunicar que iria “derrubar” (tirar do ar) o site da Adusp nesta quinta-feira, 27 de março, o que de fato veio a ocorrer.
“Olá, Adusp. Em relação à sua matéria, a USP não está apenas omitindo informações, mas, na verdade, está mentindo. Para provar isso, vou derrubar o site da Adusp, mas será apenas por algumas horas. A Reitoria da USP é MENTIROSA!”, disse o hacker em mensagem encaminhada no dia 27. “Os ataques aos sistemas da USP não foram interrompidos apenas devido à falta de transparência da instituição. O site da Adusp sairá do ar às 17h (horário de Brasília)”, completou.
Nesta sexta, 28 de março, Azael enviou duas novas mensagens, reiterando suas acusações à universidade. “Mais uma vez, venho me comunicar com vocês, pois considero importante esclarecer alguns pontos”, afirma. “A USP está, de fato, mentindo sobre a situação ao afirmar que não está passando por um ataque e atribuir os problemas a uma ‘instabilidade’. No entanto, a ocorrência de falhas no portal Adusp, que ficará fora do ar por algumas horas, é para mostrar a verdade. É fundamental que a USP adote uma postura transparente e honesta para que possamos parar os ataques”.
Nas mensagens, o hacker reiteradamente exige “transparência” da universidade, sem entrar em detalhes. “A USP precisa ser transparente. Ninguém quer dinheiro, apenas transparência”, diz ele na última delas.
O site da Adusp ficou sob ataque, indisponível, entre as 17h de quinta, 27, e as 11h de sexta, 28. No momento em que fechamos esta matéria ele estava funcionando normalmente.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- A constante espada sobre nossas cabeças
 - Depois de anular concurso que escolheu professora negra, USP publica novo edital para a mesma vaga; Érica Bispo entra na Justiça para garantir sua contratação
 - Congregação da FFLCH rompe convênio com a Universidade de Haifa
 - Projeto de Tarcísio para fechar a FURP “atende a conluio com grandes farmacêuticas e mercado imobiliário”, denuncia bancada do PT na Alesp
 - “Debates” organizados pela Comissão Eleitoral não admitem perguntas entre as chapas que concorrem à Reitoria da USP, e descartam temas centrais como democratização e financiamento