Um vídeo exibido no Instagram pelo pré-candidato a prefeito Mário Casale (Novo) e que tinha como protagonista o professor Hamilton Varela, diretor do Instituto de Química de São Carlos (IFSC-USP), foi removido da rede depois que o Informativo Adusp Online publicou reportagem a respeito, na última sexta-feira (16/2).

Gravado na sala da Diretoria do IQSC, o vídeo, de natureza marcadamente eleitoral, tinha como mote o projeto denominado “Sanca Tech” (cujo propósito seria “transformar São Carlos na capital da tecnologia para as pessoas que aqui vivem”), proposto por Casale com a anuência e o apoio de Varela. Docentes do instituto criticaram a iniciativa, que parecia chocar-se com normas que integram o Código de Ética da USP.

Imagem captada do vídeo que foi removido

Consultado pelo Informativo Adusp Online, Varela negou envolvimento institucional da universidade no caso, alegando que se tratava de “manifestação de caráter inteiramente pessoal”, sua, de apoio a um projeto específico (Sanca Tech), e não “a pautas outras”, negando assim intenções eleitorais. Porém, a remoção do vídeo indica que ele reavaliou a questão.

Assim, um novo vídeo foi produzido e postado, com teor praticamente idêntico, mas apresentando diferenças essenciais em relação ao primeiro. A principal é que a gravação atual ocorreu em local visualmente neutro, sem identificação, possivelmente uma residência ou um escritório privado. Também não há letreiro com nome do candidato, nem nome e número do partido de Casale.

O pré-candidato do Novo à Prefeitura de São Carlos tem formação empresarial e presidiu por três anos a Casale Equipamentos, empresa de máquinas destinadas ao setor agropecuário, criada por seu pai em 1964, que possui 250 funcionários(as) e exporta para América Latina e África do Sul. Se no primeiro vídeo ele convidava o diretor do IQSC a integrar o “conselho” do Sanca Tech, no novo vídeo ele agradece a Varela, “professor titular da USP de São Carlos”, por “ter topado fazer parte”.

Neste segundo material, Varela chega a dizer que “nenhum município do Brasil tem a estrutura de conhecimento que São Carlos tem”, e se diz “entusiasmado” com o projeto: “estou aqui para declarar meu apoio […], para ajudar com o que me cabe, nós temos um estoque de conhecimento dentro das universidades que precisa extrapolar seus muros, chegar na população, que é o que interessa para o pagador de impostos que nos sustenta”.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!