Universidade
Tarcísio de Freitas escolhe chapa de Aluisio Segurado e Liedi Bernucci, primeira da lista tríplice, para a Reitoria da USP; nomeação foi publicada no “Diário Oficial” nesta sexta-feira (5/12)
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) referendou a votação da assembleia universitária e escolheu a chapa “USP pelas Pessoas”, composta por Aluisio Augusto Cotrim Segurado (reitor) e Liedi Légi Bariani Bernucci (vice-reitora), para assumir a Reitoria da USP nos próximos quatro anos. A nomeação foi publicada nesta sexta-feira (5/12) no Diário Oficial do Estado, e a posse ocorre no dia 25 de janeiro de 2026.
A chapa de Segurado e Liedi recebeu 1.270 votos (54,7% do total dos votos válidos) na votação do reduzido colégio eleitoral da USP, formado por cerca de 2% da comunidade. A eleição foi realizada no dia 27/11. A chapa também foi a mais votada na consulta indicativa realizada no dia 18/11, na qual participaram pouco mais de 12 mil pessoas.
Em entrevista concedida ao jornal O Estado de S. Paulo, Segurado apontou o financiamento como um dos maiores desafios da USP nos próximos anos, uma vez que a reforma tributária vai paulatinamente extinguir o ICMS, de onde vêm os recursos para a manutenção das universidades estaduais paulistas. O tema estará em debate em audiência pública que ocorrerá, a pedido do Fórum das Seis, no dia 10/12 na Assembleia Legislativa de São Paulo.
O reitor eleito também disse que a USP terá uma grande oportunidade de inovação no ensino com a contratação de cerca de 900 novos(as) docentes. “São professores jovens, dispostos e abertos a fazer as mudanças que os alunos de hoje requerem”, declarou à Folha de S. Paulo.
Aluisio Segurado é professor titular da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), na qual foi chefe de departamento, coordenador das residências médicas e presidente da Comissão de Pós-Graduação, entre outros cargos. Na administração da USP, foi pró-reitor de Graduação no mandato de Carlotti Jr.- M. Arminda.
Liedi Bernucci é professora titular da Escola Politécnica, onde foi vice-diretora e diretora entre 2018 e 2021, sendo a primeira mulher a assumir esses cargos na unidade. Também presidiu o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) entre 2022 e 2024.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Reitoria não se manifesta sobre pagamento de valores retroativos referentes ao “Descongela Já”; Diretoria da Adusp vai tratar do tema em reunião com nova gestão no próximo dia 25
- Conflito de interesses na Câmara de Atividades Docentes? Um integrante coordena, por meio da FUSP, projetos remunerados que somam R$ 20 milhões. Presidenta leciona em MBA
- Justiça determina que USP pague auxílio-saúde a aposentados(as) e pensionistas com direito à paridade; decisão ainda será analisada em segunda instância
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- Assembleia Geral da Adusp no dia 10 de março vai discutir pagamentos referentes à lei do “Descongela Já”