O seminário intitulado “O futuro da democracia ou a democracia do futuro?”, organizado pelo Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), agendado para o dia 25 de agosto próximo, foi cancelado pelo professor Ruy Braga, coordenador do Cenedic. O expositor do seminário seria o professor Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra.

Nesta sexta-feira, 15 de agosto, a Rede Não Cala, “coletivo de professoras e pesquisadoras da USP pelo fim da violência sexual e de gênero na universidade”, divulgou no Instagram nota sobre o seminário, informando que acompanhou “com grande apreensão” o anúncio da participação de Boaventura no seminário.

A Rede Não Cala lembra que Boaventura “é alvo de denúncias graves de assédio sexual, assédio moral, abuso de poder e exploração acadêmica, apresentadas por 14 mulheres que trabalharam ou estudaram no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – e reforçadas por outras”. Acrescenta, ainda, que uma comissão independente concluiu que “houve padrões de abuso de poder e de assédio, confirmando a gravidade das acusações”.

No entender do grupo, a “presença de um acusado por múltiplos casos de abuso em um espaço acadêmico de destaque, sobretudo em um debate sobre o futuro da democracia”, representa uma contradição ética e institucional. “Transmite-se à comunidade acadêmica e à sociedade a mensagem de que a trajetória intelectual pode se sobrepor à ética e à dignidade humana — algo incompatível com os valores democráticos e acadêmicos que defendemos enquanto universidade”.

Por fim, a Rede Não Cala manifesta “total apoio” à decisão do Cenedic de cancelar o evento.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!