“Apelo a benevolência da Reitoria da Universidade de São Paulo, na pessoa de sua digníssima Vice-reitora e seu digníssimo Reitor, para que façam um acordo de conciliação que permita o imediato pagamento dos valores, os quais serão muitíssimo úteis e necessários para a manutenção de muitos destes professores, a maioria já aposentados e com idade avançada”.

É nestes termos que se expressa Sergio Pereira de Almeida Toledo, 84 anos, médico e professor aposentado da Faculdade de Medicina, em carta encaminhada no último dia 15 de outubro ao reitor Carlos Gilberto Carlotti Jr. e à vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda cuja finalidade é exatamente reivindicar que a USP acate a decisão judicial que concede ganho de causa à Adusp, na ação civil pública referente à correção das perdas salariais sofridas por docentes da universidade quando da conversão de reais para URV, em 1994.

Toledo é doutor e livre docente pela USP. Fez concurso de ingresso no corpo docente em 1974, e, “após estágio probatório de 24 meses”, foi efetivado em 1976. Aposentou-se em 2009, aos 70 anos. “Trabalhei sempre exclusivamente no RDIDP [Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa], fui fundador e responsável pela Unidade de Endocrinologia Genética (UEG) do Laboratório de Investigação Médica-25 (LIM-25) por mais de 30 anos”. A UEG pesquisa doenças hereditárias do sistema endócrino.

“Assim, me dediquei exclusivamente a pesquisa clínica trabalhando no LIM-25, atendendo semanalmente pacientes no Hospital das Clínicas da USP (HC-USP), ministrando aulas na graduação, orientando mais de 20 teses de mestrado e doutorado”, enfatiza na carta. Muitos destes ex-pós-graduandos são hoje profissionais, professores e pesquisadores em diferentes universidades do país e do exterior, acrescenta. “Assim, dediquei minha vida inteira integral e exclusivamente à USP” (destacado no original).

Toledo lembra que a ação judicial em questão, da qual é um dos beneficiários, “foi transitada em julgado e a Justiça decidiu pelo ressarcimento de 1.198 professores da USP”, sendo que os incontroversos são aqueles que já eram efetivos em 1/3/1994 e afiliados à Adusp em 2013 (destacado no original).

A seu ver, um acordo de conciliação “seria um ato de Justiça e também de humanidade para com este grupo de professores que dedicaram toda sua vida para a Universidade de São Paulo, por intermédio da pesquisa (no meu caso no LIM-25), ensino (no meu caso na FMUSP e HC-USP) e atendimento à Comunidade (no meu caso, no ambulatório e enfermaria do HC-FMUSP)”. “Espero sinceramente que haja possibilidade deste acordo de conciliação, que certamente seria uma vitória para ambos”.

Íntegra da carta do professor Sérgio Toledo à Reitoria da USP

Ilmos. Prof. Carlos Gilberto Carlotti Jr e Profa. Maria Arminda do Nascimento Arruda

Estimado Reitor e Estimada Vice-Reitora:

Inicialmente, permitam apresentar-me. Sou Sergio Pereira de Almeida Toledo, professor associado aposentado da Universidade de São Paulo (USP), medico, da unidade Faculdade de Medicina. Fiz concurso para USP e fui aprovado em 1974 e, após estágio probatório de 24 meses, fui efetivado em 1976. Doutorado e Tese de Docência pela USP. Aposentado em 2009, aos 70 anos.

Trabalhei sempre exclusivamente no regime RDIDP, fui fundador e responsável pela Unidade de Endocrinologia Genética (UEG) do Laboratório de Investigação Médica- 25 (LIM-25) por mais de 30 anos. Esta Unidade está localizada no prédio da Faculdade de Medicina da USP, focada em pesquisar doenças hereditárias do sistema endócrino.

Assim, me dediquei exclusivamente a pesquisa clínica trabalhando no LIM-25, atendendo semanalmente pacientes no Hospital das Clínicas da USP (HC-USP), ministrando aulas na graduação, orientando mais de 20 teses de mestrado e doutorado. Muitos destes ex- pós graduandos são hoje profissionais, professores e investigadores em diferentes universidades do País, USA e Europa.

Tive a grata oportunidade de colaborar com novos conhecimentos na minha área, publicando 113 trabalhos científicos até o momento em revistas nacionais e internacionais de alto impacto tais como Nature Genetics, PLOS Genetics, Lancet Oncology, JAMA, Cancer Research, Molecular Endocrinology, JCEM, Thyroid, etc (vide pubmed.com), os quais foram citados mais de 9.000 vezes na literatura internacional (vide Google Scholar; índice H=41). Para confirmação do acima afirmado, peco sua gentileza para consultarem: a) scholar.google.com e b) loop.frontiersin.org (fonte pública: Copilot), c) pubmed.com.

Atualmente, continuo cooperando com colegas da UEG em associação com colegas do hospital Val d´Hebron em Barcelona, Espanha. Como resultado destas colaborações atuais, logo mais publicaremos os resultados na literatura.

Assim, dediquei minha vida inteira integral e exclusivamente a USP.

Quanto ao andamento da ação URV, na qual estou inserido, refere-se à incidência do índice decorrente da URV. Ela foi transitada em julgado e a Justiça decidiu pelo ressarcimento de 1.198 professores da USP, sendo que os incontroversos são aqueles que já eram efetivos em 01/3/1994 e afiliados a Associação dos Docentes da USP (ADUSP) em 2013.

Apelo a benevolência da Reitoria da Universidade de São Paulo, na pessoa de sua Digníssima Vice-reitora e seu Digníssimo Reitor, para que façam um Acordo de Conciliação que permita o imediato pagamento dos valores, os quais serão muitíssimo úteis e necessários para a manutenção de muitos destes professores, a maioria já aposentados e com idade avançada. Além disto um Acordo de Conciliação seria um ato de Justiça e também de Humanidade para com este grupo de professores que dedicaram toda sua vida para a Universidade de São Paulo, por intermédio da pesquisa (no meu caso no LIM-25), ensino (no meu caso na FMUSP e HC-USP) e atendimento à comunidade (no meu caso, no ambulatório e enfermaria do HC-FMUSP).

Espero sinceramente que haja possibilidade deste Acordo e Conciliação, que certamente seria uma vitória para ambos.

“Quem salva uma vida salva a Humanidade”.

Sergio Pereira de Almeida Toledo, 84 anos.

Prof. Aposentado da Unidade Medicina

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!