Movimento Sindical
Não ao imposto sindical compulsório
Defendemos, junto com o Andes, nosso sindicato nacional, que nenhum trabalhador deve ser forçado a contribuir para um sindicato, nem se filiar a ele. Filiação e contribuição devem ser voluntárias.
A contribuição sindical obrigatória é um verdadeiro incentivo ao peleguismo, que tenta agora atingir os servidores públicos que, infelizmente, tem o apoio daqueles candidatos ao financiamento fácil, sem necessidade de programas de luta em defesa das condições de vida e trabalho dos representados.
A recente Instrução Normativa nº 01, do Ministério do Trabalho e Emprego, publicada em 3/10/08, estende o imposto sindical compulsório ao setor público.
Esse imposto seria correspondente a um dia de trabalho por ano, ou seja, 1/30 do salário mensal, descontado uma única vez. O montante assim arrecadado seria repartido da seguinte forma: Confederação – 5% ; Centrais sindicais – 10%; Federação – 15%; Sindicato – 60%; e Conta Especial Emprego e Salário – 10%. Existem, ainda, regras para a divisão do dinheiro em caso de inexistência de algum ou vários dos organismos sindicais apontados.
Estaremos atentos para a tentativa de extensão dessa violência, vigente para os trabalhadores do setor privado, aos docentes da USP.
Matéria publicada no Informativo nº 276
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Estudantes são feridos em novo ataque da extrema-direita à USP, protagonizado pelo vereador Lucas Pavanato (PL) e seus seguranças
- Tarcísio extingue mais de 5 mil cargos de pesquisa; Agricultura perde 2.800, Saúde 2.100 e Meio Ambiente 370, apesar da ordem do STF para recomposição do quadro na área ambiental
- Fórum das Seis indica percentual de recuperação de perdas salariais para negociação da data-base e discute pagamento dos retroativos do “Descongela Já” com técnicos do Cruesp
- 8M na Capital defenderá a vida das mulheres e pedirá democracia, fim da escala 6 x 1 e “Fora Trump e Tarcísio”
- Nesta terça-feira (10/3), Assembleia Geral da Adusp discute data-base de 2026 e pagamento dos retroativos do “Descongela Já”. Participe!