Campanha Salarial 2009
Uma obra imperativa: valorizar os salarios
As obras e reformas parecem ir bem na USP. Entre aquelas necessárias e outras questionáveis, é evidente que os recursos de custeio e capital tiveram contrapartida muito mais atrativa do que nossos modestos salários.
O aperto de salários a muitos deve ofuscar eventuais prazeres em saborear as reformas paisagísticas no CUASO, ou a instalação de ar condicionado nas salas de aula do IAG (solução muito pouco sustentável para a climatização do ambiente).
Enquanto cresce nossa intensidade de trabalho, o perene autoritarismo de nossa administração universitária vai gerindo à sua moda a partilha do crescimento da arrecadação do ICMS observado nos últimos três anos. A tabela 1 mostra o que temos nos últimos três anos: salários reajustados ao rés da inflação enquanto a arrecadação acumulou um crescimento 30,4% acima dos reajustes salariais. Não é de admirar que a imaginação alce vôos na hora de gastar em custeio e capital…
É hora de exigirmos tratamento digno ao maior patrimônio humano das universidades estaduais paulistas: os docentes, os funcionários técnico-administrativos e os estudantes.
| Ano | Reajuste salarial (%) | Crescimento nominal do ICMS (%)* | Crescimento do ICMS acima do reajsute salarial (%) | |
|---|---|---|---|---|
| No ano | Acumulada | |||
| 2006 | 2,55 | 11,3 | 8,5 | 8,5 |
| 2007 | 4,92 | 11 | 5,8 | 14,8 |
| 2008 | 6,51 | 20,9 | 13,5 | 30,4 |
| (*) Descontadas as parcelas correspondentes ao Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) | ||||
Há um grande espaço para recuperar salários e implementar uma política efetiva de permanência estudantil. O Fórum das Seis, por meio das assembléias de suas entidades, está definindo três componentes para a reivindicação salarial: (a) reposição de perdas devido à inflação de abril/08 a abril/09 (~6,1%); (b) 10%, visando a reposição de uma parte das perdas históricas que tivemos; (c) uma parcela de reposição que reduza injustiças sociais, diminuindo a relação entre o menor e o maior salário (a Adusp defende que seja a parcela fixa de R$ 200, prometida e não cumprida pelos reitores).
| Reajuste | Total | Unesp | Unicamp | USP |
|---|---|---|---|---|
| 6,10% | 80,42% | 81,53% | 82,56% | 78,97% |
| 6,1+10% | 85,55% | 86,71% | 87,82% | 84,01% |
| 21%(*) | 87,62% | 88,80% | 89,95% | 86,06% |
|
comprometimento médio de 1995 a 2008 |
86,39% | 88,53% | 88,40% | 84,52% |
| (*) 21% é o percentual aproximado de crescimento da folha com reajuste de 6,1% + 10% + R$ 200 fixos | ||||
A tabela 2 mostra qual seria o comprometimento estimado do repasse do ICMS com as folhas de pagamento em 2009, considerando progressivamente a incorporação de cada um destes itens da reivindicação. Como pode ser observado, usando a projeção do cenário oficial para o crescimento da arrecadação, o atendimento pleno de nossa reivindicação representaria um pequeno acréscimo no comprometimento médio registrado pelas universidades desde 1995.
Colegas: nossa mobilização é indispensável para mudar este quadro!
Matéria publicada no Informativo nº 278
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Congregação da “Filô” acata relatório de comissão processante e aprova demissão do professor José Maurício Rosolen, acusado de assédio sexual
- Assembleia Geral exigiu pagamento dos retroativos do “Descongela Já”, sugerindo pedido de explicações à Reitoria, e discutiu estratégia para campanha da data-base
- Estudantes são feridos em novo ataque da extrema-direita à USP, protagonizado pelo vereador Lucas Pavanato (PL) e seus seguranças
- Tarcísio extingue mais de 5 mil cargos de pesquisa; Agricultura perde 2.800, Saúde 2.100 e Meio Ambiente 370, apesar da ordem do STF para recomposição do quadro na área ambiental
- Reitor demite Alysson Mascaro, que lecionava na Faculdade de Direito, depois de processo que investigou denúncias de assédio e abuso sexual de estudantes