Reforma Agrária
Agroecologia e alimentação saudável são tema de debate promovido pela JURA na Esalq
Experiências de produção agroecológica em assentamentos com oferta de alimentos saudáveis são o foco das palestras promovidas pela Jornada Universitária de Defesa da Reforma Agrária (JURA) na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba. O evento ocorre na próxima quinta-feira (14/10), a partir das 14h, com transmissão online pelo YouTube da JURA/Esalq. A mediação será de Maria Elisa Garavello, professora sênior da Esalq.
Na programação, Fábio Marchetti. pós-doutorando em Ecologia Aplicada na Esalq e membro do Grupo de Pesquisa Agriculturas Emergentes e Alternativas (Agremal), vai abordar a implantação de assentamentos agroecológicos no Extremo Sul da Bahia e seu papel na conservação da agrobiodiversidade.
Francisco Corales, analista da equipe de agroecologia da Embrapa Meio Ambiente de Jaguariúna (SP), apresentará a experiência de constituição da Rede Leste de Agroecologia, que oferece apoio a agricultores agroecológicos da região, em particular em dez assentamentos.
Delwek Matheus, dirigente estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), vai falar sobre as campanhas de solidariedade alimentar do MST e o plano nacional “Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis”, além de abordar a concepção de assentamentos Comuna da Terra e dos projetos agroecológicos do movimento.
A programação integra os debates sobre o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16/10, cujo tema proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em 2021 é: “Agir pelo futuro — nossas escolhas e hábitos alimentares determinam nossa saúde e aquela de nosso planeta, influenciando o funcionamento dos sistemas agroalimentares”.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- GT da Câmara dos Deputados oficializa proposta de reforma administrativa reducionista, que institui “avaliação de desempenho” e no mínimo 20 níveis de progressão na carreira
- Bancada governista na Alesp pretende votar na próxima semana PLC 9/2025, que desfigura carreira de pesquisador científico; em audiência pública, APqC volta a defender rejeição da proposta
- Vereador propõe que reitor e autoridades do estado se comprometam a manter em atividade escolas e posto de saúde ameaçados pela expansão do Butantan; barulho dos equipamentos segue atormentando a população
- Nesta quarta, 8 de outubro, União entrega certidões de óbito retificadas às famílias de mais de 100 militantes de esquerda assassinados(as) pela Ditadura Militar, sendo que 29 eram discentes ou docentes da USP
- Conselho Universitário vai debater na terça-feira (15/10) concessão do “Prêmio Desempenho Acadêmico”, em três parcelas de R$ 3 mil, e valores para progressão na carreira dos(as) funcionários(as)