Diretoria
Nova diretoria da Adusp toma posse
![]() |
| Professores Carla Carvalho, César Minto e Otaviano Helene |
Em uma cerimônia no auditório do Instituto de Estudos Avançados, em 29/06, tomou posse a nova diretoria da Adusp, que estará à frente da entidade até 2009. Precedendo essa cerimônia, aconteceu uma assembléia ordinária que aprovou o relatório de diretoria, incluindo a tesouraria, referente ao último biênio.
Durante a cerimônia, o professor César Minto, que deixava a presidência, apresentou um balanço das atividades da associação no último período. Para ele, “essa diretoria, que atuou de forma bastante colegiada, fez o que era possível realizar nesse período. Todos os colegas tiveram um empenho muito grande, e é possível dizer que obtivemos algumas vitórias significativas”.
Ao receber o cargo, o novo presidente da Adusp, professor Otaviano Helene, fez um breve discurso, no qual apontou para a necessidade de reforçar a mobilização: “Internamente, na Adusp, nós temos que aumentar a militância, o número de sócios, a presença da Adusp nos vários campi, nas várias unidades”. Entre as questões que estarão na pauta da entidade no próximo período, Helene citou a Reforma Universitária, o problema do ensino a distância, o financiamento da educação (tanto em nível nacional como estadual), o Plano Estadual de Educação, as campanhas salariais, as fundações privadas e a democratização da universidade.
Além de docentes da USP, estiveram presentes também representantes do Andes-Sindicato Nacional, do Sintusp, do Sintunesp e da Adunicamp, que fizeram uma saudação à nova diretoria. Após a posse, houve um coquetel comemorativo na sede da Adusp.
Matéria publicada no Informativo nº 240
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- TJ-SP declara “perda do objeto” em ação da Adusp referente à contagem do tempo da pandemia; porém, caso a USP não cumpra a LC 226/2026, caberá novo processo judicial
- “Nova” política de claros mantém competição entre unidades e insegurança na reposição de docentes
- Reitoria cria GT para elaborar propostas de política de cotas para pessoas trans e de processo seletivo específico para estudantes indígenas
- Encerrada a Avaliação Quadrienal 2021-2024, critérios produtivistas recebem fortes críticas; MPF decide arquivar representação do professor Rodrigo Ribeiro (UFMG) contra a Capes
- Conselho Gestor do Câmpus escolhe nome de Setembrino Petri para batizar logradouro conhecido como “Travessa 12”; João Zanetic também foi considerado para a homenagem
