Andes-SN
Debate nesta segunda (23) marca lançamento de Semana de Lutas das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior Públicas

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) abre com um debate em formato online nesta segunda-feira (23/5) a Semana de Lutas das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior públicas (Iees/Imes).
A live de lançamento da Campanha em Defesa das Iees/Imes, a partir das 18h, terá a participação do presidente em exercício do Andes-SN, Milton Pinheiro, e integrantes da coordenação do Setor das Iees/Imes: Rosineide Freitas (UERJ), Sâmbara Ribeiro (UECE), Alexsandro Carvalho (UERN), Edmilson Silva (UEM) e Luiz Blume (UESC).
A campanha, que tem como lema “Universidades Estaduais e Municipais: quem conhece, defende!”, assim como a realização da Semana de Lutas, que integra o Plano de Lutas do Setor das Iees/Imes, foram aprovadas no 40º Congresso do Andes-SN, realizado em abril em Porto Alegre.
A Semana de Lutas das Iees e Imes ocorre geralmente no mês de maio, período em que as assembleias legislativas discutem a Lei de Diretrizes Orçamentárias dos Estados.
“ A experiência do movimento docente em acompanhar as discussões sobre o orçamento das universidades junto às assembleias legislativas e câmaras municipais resultou em uma forte articulação entre o movimento docente no país e demonstrou a necessidade de esse movimento também pautar a disputa pelo Fundo Público para o financiamento das instituições de ensino superior. Após mais de uma década, percebemos que ainda temos muito a avançar, especialmente em um cenário de privatizações e financiamento público para instituições privadas de ensino, seja através de financiamento direto, como o ProUni, ou de financiamento via crédito bancário e endividamento pessoal do(a)s estudantes, através do FIES”, diz a circular emitida pelo sindicato nacional.
Além da luta por mais orçamento, a(o)s docentes têm realizado mobilizações nos Estados e municípios por melhores condições de trabalho, valorização salarial, concursos públicos e em defesa da autonomia universitária.
A semana contará também com o lançamento, na quarta-feira (25/5), de podcast sobre “Financeirização nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) nos Estados: tendências enunciadas na estruturação do sistema e na legislação”, com a participação da professora Sara Granemann (UFRJ), e do painel virtual “As lutas atuais do Setor das Iees/Imes”, na quinta-feira (26/5), a partir das 19h, ao vivo no Instagram do Andes-SN. Na quarta e na sexta-feira (27/5) ocorrerá o lançamento de vídeos da campanha.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Na ação coletiva sobre a URV, Adusp vence em recurso no Tribunal de Justiça; agora, execução da sentença será retomada
- Assembleia Geral da Adusp aprova paralisação da categoria até 2/10, e participação em ato na Reitoria nesta quinta (28/9)
- Paralisação de estudantes por contratação de docentes e permanência cresce em toda a USP, e obriga Reitoria a abrir mesa de negociação
- Estudantes da USP aprovam greve geral por contratação de docentes e políticas de permanência; na FFLCH, diretor fecha prédios e tem que recuar por conta da mobilização discente
- Corpo docente da USP encolheu 17,5% desde 2014, mas em algumas unidades perda é de 30% ou mais