No final de semana 7 e 8/4 ocorreu mais uma reunião do Setor das Instituições Estaduais de Educação Superior (IEES) do Andes-Sindicato Nacional, que teve incorporado o Setor das Municipais (IMES), por decisão do 25º Congresso, em março de 2006. Atualmente há mais de 60 IEES e um número um pouco menor de IMES.

Entretanto, reflexo até da pouca organização ainda existente no setor municipal, apenas cerca de 10% das IMES têm suas ADs filiadas ao Andes, enquanto metade das IEES estão representadas. Em especial, no Estado de São Paulo nenhuma das grandes IMES, como a Fundação Santo André, a Universidade de Taubaté ou a Univap de São José dos Campos, é filiada ao Andes. De modo geral, as IMES funcionam mais como escolões, sem condições efetivas de realizar pesquisa ou extensão, sendo, sob vários aspectos, mais parecidas com as IES privadas do que com as públicas, fato comprovado pelos levantamentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

A tarefa da reunião, que apesar de pequena foi muito produtiva, era sugerir à Diretoria e/ou ao próximo Conad procedimentos para encaminhar as resoluções tomadas no 25º Congresso. A reunião sugeriu que as Regionais do Andes se encarreguem de fazer um levantamento exploratório da situação de pelo menos 25% das IMES da respectiva região, quanto ao seu tamanho, à existência ou não de estatuto e/ou regimento, carreira docente, gratuidade ou não do ensino e atuação da mantenedora (em geral uma fundação).

Em relação às IEES, decidiu-se aprimorar e reenviar o questionário elaborado anteriormente, com uma carta de encaminhamento, reforçando os pontos cruciais para continuidade da organização crescente do Setor. Neste sentido, vale lembrar que, ao longo da última década, houve enorme ganho quando as quatro Estaduais da Bahia se congregaram num Fórum, à semelhança do Fórum das Seis, e as 5 IEES do Paraná se uniram para apresentar uma pauta conjunta ao Executivo Estadual.

 

Matéria publicada no Informativo nº 211

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!