Carreira docente
Regional de Piracicaba discute carreira docente
Próximo debate será realizado em 20/5, no LCF, às 17 horas
A subsede regional de Piracicaba está realizando uma série de debates sobre a Carreira Docente. O primeiro foi realizado em 27/4, com a presença dos professores César Minto, da Faculdade de Educação e ex-presidente da Adusp, e Demóstenes Silva Filho, diretor regional da entidade.
Em sua explanação, o professor César comentou as mudanças negativas na carreira, provocadas pela reforma do Estado. Defendeu a proposta baseada nas decisões do 29º Congresso do Andes-Sindicato Nacional sobre carreira docente, cujos eixos orientadores são 1) “contemplar categorias ou classes correspondentes à formação continuada/titulação” e 2) “valorizar o tempo de serviço, de forma automática, por meio da adoção de anuênios, biênios, triênios etc. ou de mecanismos equivalentes” (conforme Anexo ao Caderno de Textos do 29º Congresso, Texto 42). O segundo eixo, destaca César, “valoriza a dedicação cotidiana exigida pelo trabalho docente”.
O professor da FE também detalhou os princípios de construção da carreira docente adotados pelo Andes-SN: estrutura aberta, com ingresso apenas por meio de concurso público; indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão; dedicação exclusiva como regime de trabalho preferencial; estrutura simples, baseada na formação continuada e na titulação existente hoje nas universidades brasileiras: graduação, especialização, mestrado, doutorado, livre docência e titularidade; etc.
O professor Flávio Tavares, da Esalq, destacou a importância da atividade e disse que, embora a categoria esteja distante da discussão sobre as questões políticas de fundo (como a reforma do Estado), é preciso encontrar caminhos para trabalhar o tema da carreira docente.
O próximo debate será realizado em 20/5, no Departamento de Ciências Florestais (LCF) – Sala DO 1, às 17 horas, com a participação do professor Manoel Fernandes, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e representante dos professores doutores no Conselho Universitário. Ao final, será oferecido um coquetel aos participantes.
Informativo 305
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Ministério Público ajuíza ação por improbidade administrativa contra a USP, que mantém nos cargos docentes com mais de 75 anos
- USP continua a protelar cumprimento de sentença referente à URV, e Adusp encaminha carta ao Conselho Universitário e às congregações, pedindo que intercedam por beneficiários(as)
- Cerimônia na FFLCH homenageou 14 ex-estudantes que a Ditadura Militar executou, mas a Reitoria esqueceu-se de diplomar Antonio Benetazzo!
- Tarcísio estuda adotar regime de capitalização na SPPrev, enquanto Câmara dos Deputados e Supremo debatem fim da contribuição de aposentados(as)
- Frente Paulista em Defesa do Serviço Público apresenta ao governo estadual, Alesp e TJ-SP a pauta de reivindicações do funcionalismo público para o segundo semestre de 2024