Teto salarial
Aos colegas atingidos pelo Teto constitucional estadual
Vários docentes atingidos pelo corte de vencimentos em razão de terem alcançado o teto constitucional estadual têm sido comunicados pela USP da possibilidade de acompanhamento do processo de regularização de aposentadoria junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Após ter acesso à peça modelo que a Universidade apresenta nas defesas, pareceu-nos oportuno reorientar os docentes, a fim de que eles próprios também apresentem suas defesas individuais, já que a prestada pela USP restringe-se à defesa institucional.
Ou seja, a defesa prestada pela USP beneficia o docente, ainda que indiretamente, mas deixa de pontuar questões individuais interessantes de serem acrescentadas, como a ausência de má-fé dos docentes; a presunção de legalidade do pagamento pela Administração Pública; o cálculo das aposentadorias feito ainda em momento de indefinição jurídica (mesmo no STF); a não necessidade de devolução de quaisquer valores a este título, e outras.
Com isso, será possível também ganhar algum tempo, na esperança de que sejam assentadas novas perspectivas políticas sobre a matéria, mais favoráveis a esses docentes.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- A continuidade do desmonte do HU¹
- Por falta de quórum qualificado na reunião do Co, reitor Carlotti Jr. retira de pauta “pacote” da avaliação; no debate, vice-reitora reage às várias críticas e ainda diz que “a CERT tinha razão”
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- Juiz revoga liminar, julga improcedente mandado de segurança e manda homologar e publicar resultado do concurso para professor titular na Esalq
- Falhas no sistema de recadastramento digital de servidores(as) estaduais afetam docentes da USP e provocam protestos; Reitoria “lava as mãos”