Conjuntura Nacional
Dia Mundial da Alimentação e SAPO 2025 fomentam debates na Esalq sobre agroecologia e direito ao alimento saudável
Entre os dias 14 e 16 de outubro últimos, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), por meio do Observatório Universitário do Direito Humano à Alimentação Saudável, vinculado ao Núcleo de Agroecologia Nheengatu, promoveu atividades em torno do Dia Mundial da Alimentação (16/10), integradas à programação da VIII Semana Agroecológica de Piracicaba Orgânica (SAPO 2025). O evento, realizado em formato virtual, ampliou a troca de experiências entre estudantes e pesquisadores de diferentes regiões, tratando da alimentação saudável como um direito humano inalienável. A iniciativa contou com o apoio do conselho regional da Adusp em Piracicaba.
No evento de abertura, Janaina Baretta proferiu a palestra “Contribuições Caipiras para a Agenda 2030”. A apresentação se referiu ao processo de elaboração do Plano Diretor Socioambiental e Físico da Esalq, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz. A proposta, construída de forma participativa, visa reinterpretar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a partir da realidade cultural e territorial do interior paulista, valorizando a história, linguagem e as soluções que emergem do cotidiano do município de Piracicaba.
Na quarta-feira (15/10), apresentaram suas pesquisas os doutorandos Tainá Yumi Patriani e José Caio Quadrado Alves, do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada da Esalq e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Tainá realçou o contexto das mudanças climáticas no município de Piracicaba, destacando a atuação da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas (Com-clima) e os desafios de envolver a Prefeitura e sociedade civil na construção de respostas locais para a crise climática.
De outra parte, Quadrado Alves abordou a trajetória do pensamento ambientalista e suas relações com a reforma agrária e os assentamentos rurais, salientando o caso do Assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto, como exemplo de território conquistado a partir de justificativas ambientais e que, desde sua criação, tem a produção agroecológica como prática privilegiada de produção e comercialização dos alimentos.
O encerramento na sexta-feira (17/10) visou aproximar a iniciativa esalqueana das experiências agroecológicas do município de Piracicaba. Aline Gonzalez, mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e o engenheiro agrônomo Ivo Racca apresentaram diversas iniciativas locais, como aquelas em torno da Casa do Hip Hop, que desde 2018 mantém uma horta e um sistema agroflorestal coletivo, e o programa municipal “Tritura Pira”, responsável por transformar resíduos de poda urbana em composto orgânico destinado ao uso da agricultura familiar.
Ambos destacaram que a agroecologia exerce papel estratégico na promoção da soberania alimentar e na democratização do acesso a alimentos saudáveis, ressaltando a contínua discussão desta pauta no Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), do qual Ivo Racca participa como representante do “Tritura Pira”. De seu ponto de vista, o fortalecimento do Comsea é um meio de construir políticas públicas mais coerentes com os interesses populares locais.
Convém também mencionar que o evento de lançamento da SAPO, realizado no dia 3/10, teve como objetivo fomentar articulações entre iniciativas locais de caráter agroecológico. Nessa ocasião, foram consideradas as ações promovidas pela Adusp, especialmente no que se refere ao seu apoio à Rede Guandu, iniciativa de consumo e produção responsáveis visando o desenvolvimento da agroecologia na região.
A SAPO 2025 segue com atividades em Piracicaba até o final de outubro, com destaque para a Vivência Familiar “Era uma vez a Banana”, prevista para acontecer em 25/10 (sábado), na Comunidade Renascer (rua Zulmira Ferreira do Vale 1.200, no Jardim Nova Suiça), e para a Oficina Jardim Agroecológico, no dia 26/10 (domingo), no Jardim Cultural Odara Terapia (Rua Visconde do Rio Branco 1.224, Bairro Alto). Outras ações podem ser acompanhadas pelo perfil do evento no Instagram @sapoagroecologico.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Reitoria pretende reeditar Estatuto do Docente, para subordinar CERT à Comissão Permanente de Avaliação; instituir nova instância avaliatória do regime probatório, a “CoED”; e ampliar de 6 para 18 o repertório de perfis docentes
- Confira aqui a nova vitória da Adusp no TJ-SP contra a tese da Reitoria de “prescrição” da ação da URV, e outros andamentos recentes do caso
- A continuidade do desmonte do HU¹
- Contratada sem licitação em 2022 por R$ 309 milhões, para gerir HC de Bauru (ex-HRAC) por cinco anos, a Faepa já recebeu total de R$ 592 milhões graças a nove aditamentos
- “Fui aprovado por unanimidade, mas meu nome está sendo veiculado de forma negativa, como se eu tivesse interferido na constituição da banca”, diz prefeito do câmpus de Piracicaba, que repele acusação de favorecimento em concurso de titular