Conjuntura Política
Fora Bolsonaro-Mourão!
Nota do Fórum das Seis em defesa da vida, da educação e da saúde públicas
O país vive uma das maiores crises sociais, sanitárias e econômicas dos últimos tempos, com o aprofundamento da crise internacional do capital e da explicitação de sua impossibilidade de dar respostas à defesa da vida. A Covid-19 tornou-se uma das maiores pandemias de que se tem notícia, passando oficialmente de 1 milhão de contaminados e mais de 50 mil mortos em todo o território nacional, até o momento. Números que, certamente, são maiores, considerando a existência de subnotificação de casos.
Além da pandemia, que já é um dos maiores problemas de saúde pública do país, a sociedade brasileira tem enfrentado um forte inimigo, um vírus poderoso, eleito por fake news e com possíveis vinculações com a milícia e parte das forças armadas, com lastro no negacionismo da verdade, na anticiência, no obscurantismo, no autoritarismo e no fundamentalismo – o governo Bolsonaro-Mourão.
O desgoverno da chapa, eleita com um arremedo de “Proposta de Plano de Governo” alinhavado sob o título de “O caminho da prosperidade”, que boa parte da sociedade certamente jamais conheceu, resultou por um lado na velha política econômica neoliberal e, por outro, numa perspectiva de desmonte do pouco de política social que a duras penas a sociedade conseguiu construir com a Constituição Federal de 1988.
Assim, a exemplo do que já fizeram muitas outras instituições democráticas, entre elas as entidades que nos representam em âmbito nacional, é chegada a hora de reiterar que a atual chapa ocupante formal do Planalto não tem mais qualquer possibilidade de governar o país.
É nesse contexto que nos expressamos em alto e bom som:
Em defesa da Vida!
Pela manutenção do isolamento e distanciamento social!
Em defesa da Educação e da Saúde públicas!
Em defesa do SUS!
Fora, Bolsonaro-Mourão!
São Paulo, 23 de junho de 2020
Fórum das Seis
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Governo estadual e cúpula da USP celebram entrada da Google no Instituto de Pesquisas Tecnológicas, embora a “big tech” forneça IA para o Pentágono; será “complexo de vira-latas”?
- Assembleia Geral de 3/6 decide suspender a greve e manter a mobilização por reajuste de 7,52%, convocando a categoria a participar do ato de 10/6
- Na próxima segunda-feira (1º/6), Assembleia Geral da Adusp debate rumos da greve; Codage comunica que folha de maio não incluirá reajuste salarial
- “Negociações salariais não foram interrompidas”, e serão retomadas “ao longo de 2026, tão logo o quadro econômico da arrecadação permita avaliações mais precisas do cenário fiscal”, alega Cruesp em nota
- Greve estudantil é encerrada na Poli e na Faculdade de Direito; DCE-Livre realiza assembleia geral na segunda (8/6) para decidir rumos do movimento