Data-base
Assembleia Geral da Adusp aprova ato no dia 16/5, durante primeira reunião de negociação do Fórum das Seis com o Cruesp no Inova USP
A Assembleia Geral da Adusp realizada nesta terça-feira (7/5) aprovou a realização de um ato público, sem paralisação, no próximo dia 16/5, quando ocorre a primeira reunião de negociação da data-base de 2024 entre o Fórum das Seis e o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp).
O ato com paralisação havia sido indicado pelo Fórum das Seis em reunião realizada nesta segunda-feira (6/5), logo após a reunião com a equipe técnica do Cruesp, na qual os(as) representantes do Fórum reafirmaram a reivindicação por um reajuste que inclua a inflação dos últimos 12 meses e metade das perdas acumuladas desde maio 2012, a ser pago ainda em maio. A outra metade das perdas deve ser negociada no segundo semestre, quando a arrecadação do ICMS tende a ser maior.
É importante destacar que os técnicos do Cruesp admitem que os números da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 estão superados, uma vez que a arrecadação do último quadrimestre ultrapassou as previsões da Secretaria da Fazenda.
A concentração para o ato do dia 16/5 será a partir das 14h, em frente ao prédio do Inova USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370, no câmpus Butantã da USP), para acompanhar a negociação, que terá início às 16h.
Durante o ato, serão realizadas transmissões ao vivo pelas redes sociais para dar informações sobre a mesa de negociação.
Somente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e no Instituto de Matemática e Estatística (IME) haviam sido realizadas assembleias setoriais, ainda sem notícia do indicativo do Fórum. Por isso, as representações dessas unidades trouxeram sugestões de mobilização para o dia 16/5.
Atendendo a sugestão da AG da Adusp, o Fórum das Seis encaminhou ofício ao Cruesp para requerer que a reunião de negociação seja transmitida, como ocorreu em 2021, quando o conselho era presidido por Vahan Agopyan, então reitor da USP. Nos anos seguintes a mesma solicitação foi feita, mas não foi atendida.
Neste ano, a presidência do Cruesp retornou à USP, cabendo ao reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Homenagem a João Zanetic
A Assembleia Geral foi aberta com uma homenagem ao companheiro João Zanetic. O professor, que presidiu a Adusp em duas oportunidades, faleceu no último dia 25/4.
A presidenta da Adusp, professora Michele Schultz, anunciou que uma sessão em homenagem a Zanetic será organizada pela Adusp e deve ocorrer assim que a família se sentir em condições de participar.
A AG apresentou ainda informes sobre a greve nacional nas instituições federais de ensino superior e sobre a participação da Adusp na Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, que recentemente publicou nota de repúdio aos ataques sistemáticos do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos)-Felício Ramuth (PSD) aos serviços públicos e direitos da população.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Faculdade de Direito da USP investiga conduta de professor acusado de abusos sexuais; Adusp recebe nova denúncia contra ele; defesa fala de “inverdades e intrigas”
- Juiz confirma liminar e determina à USP que conceda abono de permanência automaticamente, a partir da data em que docente fizer jus à aposentadoria
- Novo modelo proposto pelo MEC redireciona e elitiza a pós-graduação nacional, “formando para o mercado e não para a docência e pesquisa”, adverte GT do Andes-Sindicato Nacional
- Sem receber da empresa Higienix o 13º salário, trabalhadoras terceirizadas do HU e da Veterinária entram em greve
- Entidades exigem providências do MP-SP para barrar obras no Butantan, onde instituto público e fundação privada mantêm relação “rigorosamente confusa”, como revelou procurador em audiência na Alesp