Campanha Salarial 2014
Carta ao Reitor aprovada pela assembleia da Adusp de 4 de junho de 2014
São Paulo, 4 de junho de 2014
Ilmo. Sr.
Professor Doutor Marco Antonio Zago
Reitor da Universidade de São Paulo
Prezado Professor
Nós, docentes da USP, reunidos em assembleia, vimos manifestar nossa preocupação e indignação diante de alguns de seus artigos e entrevistas veiculados na grande imprensa, por comprometerem a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade e daqueles que nela estudam e trabalham. Mais, especificamente, quando o senhor:
- Refirma constantemente a impossibilidade de concessão de reajuste e se recusa a abrir negociações com docentes e funcionários, categorias que, juntamente com os estudantes, constroem e disseminam o conhecimento nas universidades estaduais paulistas.
- Recusa-se a reconhecer a comprovada gravidade da questão ambiental no campus da USP-Leste e, mais uma vez, esquiva-se da necessária interlocução com a comunidade, mesmo tendo se comprometido com o diálogo em seu programa de gestão.
- Veicula posição de redução do quadro em Regime de Dedicação Exclusiva à Docência e à Pesquisa (RDIDP) sem que qualquer discussão tenha sido feita com a comunidade acadêmica, repetindo a prática, comum à gestão anterior, de propagandear propostas que sequer foram tema de discussão nas várias instâncias da Universidade. Por comprometer a qualidade e a independência das atividades de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, a diminuição de docentes em RDIDP deveria ter sido tema de debate no processo eleitoral e não nos parece que propostas desse gênero tenham integrado a plataforma de sua campanha quando candidato ao cargo que agora ocupa.
- Afirma repetidamente que nada sabia sobre as contas e os gastos da gestão anterior. Lembre-se de que, como pró-reitor de pesquisa, o senhor era membro do Conselho Universitário e poderia ter reivindicado a qualquer tempo esclarecimentos sobre o orçamento da USP. E se não o fez naquela altura, poderia agora realizar amplo levantamento dos gastos da gestão anterior e negociar com docentes, estudantes e funcionários as prioridades no emprego dos recursos disponíveis.
Não, Sr. Reitor! Reafirmamos o entendimento já estabelecido de que o RDIDP é o regime de trabalho preferencial na Universidade, que o Ensino nas instituições públicas, conforme o estabelecido pela Constituição Federal, deve ser gratuito e que 0% é inaceitável, a menos que isso se refira ao índice de contaminação ambiental da EACH!
ASSEMBLEIA GERAL DA ADUSP-S.SIND.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Em discurso de posse, novo presidente da Adusp aponta necessidade de conciliar renovação e respeito à história da entidade
- Ministro Luiz Fux, do STF, extingue ação que pedia exoneração da vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda
- Pró-Reitoria de Graduação e Auspin autorizam “especialistas” e “empreendedores” a lecionar a disciplina “Fundamentos de Empreendedorismo”
- Com base em decisão do STJ, Adusp requer à Reitoria a inclusão do abono de permanência na base de cálculo do adicional de férias e do 13º salário
- Alesp aprova diretrizes orçamentárias para 2026, com destinação de “no mínimo” 9,57% da quota-parte do ICMS para as universidades; Fórum das Seis pede pressa ao Cruesp para criar GT sobre reforma tributária