Data-base
Informes da Assembleia Geral da Adusp de 3 de junho de 2026
A diretoria da Adusp, acompanhada de docentes da Comissão de Mobilização, foi recebida por representantes da reitoria da USP nesta quarta-feira (3/6), às 13h30, por solicitação da entidade, respondendo deliberação de assembleia. No início da semana que vem uma reportagem sobre essa reunião apresentará os detalhes da reunião, que teve 2 pontos de pauta: a necessidade de reabertura e avanço nas negociações entre o Cruesp e o Fórum, e a preocupação da categoria docente em relação à necessidade de reabertura de negociações entre a Reitoria da USP e os/as estudantes, bem como com a criminalização do movimento estudantil;
Nesta quarta-feira, o Fórum da Seis recebeu ofício do Cruesp marcando negociação e isto foi considerado um avanço importante do movimento das 3 estaduais paulistas;
A assembleia fez uma avaliação do movimento de greve dos docentes da USP. Existem situações díspares nas várias unidades, com diferentes níveis de participação docente e com estudantes em greve na USP. Dessa forma, a assembleia considerando os avanços relativos e as dificuldades do movimento decidiu pela:
- Suspensão da greve;
- Nova assembleia, quinta feira, 11/6;
- Ato em frente ao prédio da reitoria da Unesp durante a próxima reunião de negociação entre o Fórum das Seis e o Cruesp, em 10/6, quarta-feira;
- Divulgação de Manifesto dos docentes da USP sobre a suspensão da greve e continuidade da mobilização em defesa da universidade pública.
Comissão de Mobilização
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Surreal! Instituto Adolfo Lutz ameaçado de despejo pelo governo estadual a qualquer momento, para dar lugar ao “Hospital Inteligente” da cardiologista Ludhmila Hajjar
- Inflexível, Conselho de Graduação mantém início do segundo semestre para o dia 3 de agosto, praticamente sem intervalo em relação ao final do primeiro período, marcado para 31 de julho
- “Uma equipe em que vários integrantes trabalharam por vinte anos foi dispensada sem nenhuma palavra de reconhecimento”; jornalistas desligados da revista “Pesquisa Fapesp” denunciam gestão Zago por falta de diálogo, desinformação e descaso
- Adusp e Sintusp enviam ofício conjunto para questionar Reitoria sobre providências para implementação da LC 226/2026, o chamado “Descongela”
- Reitor cria “Comitê Gestor” de investimentos financeiros da universidade e um GT para “analisar declaração de rendimentos de servidores”, mas não explica motivação