Defesa do Ensino Público
Faculdade de Educação promove Festival pela Democracia
Programa terá mesas, debates e rodas de conversa sobre experiências democráticas. O governador do Maranhão, Flávio Dino, que assinou decreto contra a “Escola sem Partido” no estado, é um dos participantes
A Faculdade de Educação (FE) da USP promove na quinta e sexta-feira desta semana (31/1 e 1/2) o Festival pela Democracia. Entre os temas em debate estão as ameaças ao sistema educacional brasileiro, como os projetos do tipo “Escola sem Partido” que tramitam na Câmara Federal e no Legislativo de diversos estados e municípios.
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), é um dos convidados para a mesa que debaterá o tema, a partir das 11h da quinta-feira. Dino, reeleito em primeiro turno para novo mandato, assinou em novembro do ano passado um decreto que garante a Escola com Liberdade e sem Censura no estado. O artigo 1o do texto estabelece que “todos os professores, estudantes e funcionários são livres para expressar seu pensamento e suas opiniões na rede estadual do Maranhão”.
Participarão da mesa, ao lado do governador, o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, a professra da FE Sonia Kruppa e um representante do Centro Acadêmico Professor Paulo Freire (CAPPF), da FE.
Também na quinta-feira haverá lançamento do documentário Excelentíssimos – que aborda o processo de impeachment de Dilma Rousseff –, seguido de debate com a participação do diretor do filme, Douglas Duarte, do deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) e da professora da FE Lisete Arelato, que concorreu ao governo de São Paulo no ano passado pelo PSOL.
De acordo com os organizadores, o festival “pretende ser um espaço de confluência de práticas democráticas que aproximem escolas, educadores e produtores culturais”. Ao longo dos dois dias, várias rodas de conversa vão reunir representantes de experiências democráticas na educação para troca de ideias, e haverá também apresentações culturais.
A organização é dos docentes da FE Sonia Kruppa, Rosenilton Silva de Oliveira, Iracema Santos do Nascimento e Lisete Arelaro, do CAPPF e do DCE Livre Alexandre Vannucchi Leme.
A programação completa e o link para as inscrições estão disponíveis aqui.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Assembleia Geral da Adusp aprova paralisação da categoria até 2/10, e participação em ato na Reitoria nesta quinta (28/9)
- Greve estudantil cresce e sai às ruas; Reitoria diz negociar, mas volta a citar redução do repasse de ICMS; e Carlotti Jr. está na Europa
- Nota do Departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social sobre a greve
- Paralisação de estudantes por contratação de docentes e permanência cresce em toda a USP, e obriga Reitoria a abrir mesa de negociação
- Nota do Coletivo de Docentes Negras, Negros e Negres da USP sobre contratação imediata de docentes negros/as/es