Autonomia Universitária
PEC 7/2014 ameaça retirar autonomia das universidades estaduais no tocante a salários
O Fórum das Seis está acompanhando a tramitação, na Assembleia Legislativa (Alesp), de Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) de autoria do deputado Pedro Tobias (PSDB), segundo a qual os salários das universidades públicas estaduais seriam definidos pelo poder executivo.
Publicada em 29/10, a PEC 7/2014 insere o seguinte artigo no Capítulo III, Título VII da Constituição Estadual: “Artigo 254-A: Lei complementar, de iniciativa do Poder Executivo, disporá sobre a fixação da remuneração dos membros de reitorias, dos diretores das unidades, docentes e demais servidores das Universidades Públicas”, conforme o texto substitutivo apresentado em 5/11 pelo próprio autor.
Antes de qualquer deliberação, a PEC 7/2014 precisa ser submetida a diferentes comissões da Alesp. “Uma primeira leitura do texto proposto indica que foi elaborada de modo descuidado e com inconsistências, o que deve alongar essa fase do andamento. Como, no momento, a prioridade da pauta é a Lei Orçamentária (LOA-2015) decidimos concentrar nossas iniciativas na defesa de nossas propostas para a LOA”, diz o presidente da Adusp, professor Ciro Correia.
Contraposição
“Em seguida, quando tivermos finalizado a análise dos aspectos legais da PEC e dos andamentos havidos no seu trâmite, se tivermos elementos que indiquem que ela possa, de fato, prosperar, daremos divulgação e nos ocuparemos do devido debate e contraposição a respeito”, esclarece Ciro.
Informativo nº 394
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Reitoria não se manifesta sobre pagamento de valores retroativos referentes ao “Descongela Já”; Diretoria da Adusp vai tratar do tema em reunião com nova gestão no próximo dia 25
- Conflito de interesses na Câmara de Atividades Docentes? Um integrante coordena, por meio da FUSP, projetos remunerados que somam R$ 20 milhões. Presidenta leciona em MBA
- Justiça determina que USP pague auxílio-saúde a aposentados(as) e pensionistas com direito à paridade; decisão ainda será analisada em segunda instância
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- Assembleia Geral da Adusp no dia 10 de março vai discutir pagamentos referentes à lei do “Descongela Já”