Artigos
Regimento do V Congresso da USP
Alguns aspectos do regimento indicado pela comissão organizadora, e que será votado na plenária de abertura do V Congresso são destacados a seguir.
Serão discutidos em grupos de trabalho e plenárias os temas: Ensino, pesquisa e extensão; Financiamento da universidade; Expansão, acesso e permanência estudantil; Fundações e outras formas de privatização da universidade; Estrutura de poder na universidade; e Plano de luta para a instalação de uma Estatuinte democrática e soberana na USP.
Poderão participar do V Congresso, com direito a voz e voto, até 250 delegados de cada um dos três segmentos (estudantes, funcionários e professores), escolhidos por seus pares e credenciados pela comissão organizadora. Não-delegados credenciados pela comissão organizadora poderão participar, com direito a voz e voto, dos grupos de trabalho. Quanto às plenárias, a participação de não-delegados, com direito a voz, estará condicionada à acomodação prioritária dos delegados.
Os grupos de trabalho discutirão todos os temas e serão formados por cerca de 50 participantes, com no mínimo 15 delegados. Serão encaminhadas para as plenárias as propostas que obtiverem no mínimo 1/3 dos votos dos presentes no grupo. Para a realização das plenárias deverão estar presentes no mínimo metade mais um do número de delegados credenciados. Veja a íntegra do Regimento (proposto) do V Congresso, que inclui o calendário das atividades.
Matéria publicada no Informativo nº 259
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Descongela Já” é aprovado no Senado e vai a sanção presidencial; Adusp engajou-se desde o primeiro momento na luta pelo reconhecimento dos dias trabalhados durante a pandemia
- Faculdade de Direito aprova demissão do professor Alysson Mascaro, investigado por denúncias de abuso sexual; decisão final cabe ao reitor
- No dia 26 de fevereiro, primeira Assembleia Geral de 2026 vai tratar do “Descongela Já” e de outras questões. Agende-se!
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- Projeto que restitui contagem de tempo da pandemia para o funcionalismo entra na pauta da Câmara dos Deputados e pode ser votado na próxima semana