Defesa da Universidade
Nota de repúdio à desativação da Creche Oeste
A Reitoria da USP tem insistido em tratar os serviços realizados pelas creches (Central, Oeste, São Carlos, Saúde e “Carochinha”) como não sendo atividades-fim, mas sim exclusivamente atividades-meio; e, com isso, tenta isentar-se da responsabilidade por tais atividades essenciais. Contradição pura.
No portal digital da Superintendência de Assistência Social (SAS), qualquer pessoa que acesse a Divisão de Creches encontrará o seguinte:
A Divisão de Creches tem, como um de seus objetivos, também oferecer campos de estágios e pesquisa, recebendo estudantes, mestrandos, doutorandos, que vêm conhecer o trabalho realizado nas creches, buscar informações e realizar coletas de dados para seus trabalhos. Os projetos são analisados e autorizados pelas equipes diretoras das creches e Chefia Técnica da Divisão de Creches, desde que não tragam nenhum tipo de prejuízo para as crianças. Inúmeros artigos, teses e pesquisas já foram realizados acerca do trabalho feito nas creches e pelas creches.
Além disso as creches recebem muitos profissionais, a maioria da área da educação, que vêm para visitas monitoradas e para conhecer o que as creches pensam e fazem.
Portanto, como reconhecido pela própria Universidade, entre os objetivos das creches figura claramente o de oferecer e subsidiar relevantes atividades acadêmicas de estágio e pesquisa relacionadas à educação infantil. Tal fato certamente foi levado em conta pelo Conselho Universitário (Co) quando decidiu, por maioria, garantir a continuidade das creches, na contramão do desmonte pretendido pela Reitoria. Na reunião do Co que definiu as Diretrizes Orçamentárias de 2017, os conselheiros aprovaram como item 5 das Diretrizes Gerais: Preencher as vagas ociosas no limite da capacidade das creches da USP.
Contudo, em 16/1, em pleno período de férias, por ordem da Reitoria, a Divisão de Creches enviou comunicado lacônico aos funcionários da Creche/Pré-Escola Oeste informando que de 17/1 a 20/1 seria realizada a transferência de seus equipamentos, materiais e mobiliários para a Creche/Pré-Escola Central no campus da Cidade Universitária.
O desmonte das creches, que vem sendo adotado sem nenhuma discussão prévia, segue agora num patamar absolutamente desrespeitoso em todos os seus sentidos.
É inaceitável que a Reitoria da USP descumpra a diretriz sobre as creches aprovada pelo Co. É revoltante seu completo descaso para com as trabalhadoras e os trabalhadores da Creche/Pré-Escola Oeste e as famílias ali atendidas!
São Paulo, 17 de janeiro de 2017
Diretoria da Adusp
Leia também a nota divulgada pela Ocupação Creche Aberta.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Primeiro dia de greve dos(as) funcionários(as) e paralisação de estudantes afetam toda a USP e impõem desafios ao início da gestão Segurado-Bernucci
- Pressionada por forte mobilização dos(as) funcionários(as), Reitoria apresenta proposta de gratificação à categoria pelo mesmo período da GACE
- Quando reitor, Carlotti Jr. viajou 22 vezes ao exterior; na gestão Segurado, como presidente da Aucani, já esteve no Chile
- Direção da EACH chama PM para retirar grupo de estudantes mascarados que tentou ocupar prédio da Administração; frente responsável pela ação critica DCE-Livre
- Aluísio Segurado designa GT incumbido de implantar “Instituto Internacional de Inovação”; a iniciativa foi da gestão anterior “e a atual gestão está avaliando”, alega Reitoria