Oficinas de job crafting, palestras sobre “papel do herdeiro” e outros atalhos para o fundo do poço

No último dia 28/5, os docentes da USP receberam e-mail enviado pelo “Escritório de Desenvolvimento de Carreiras” (ECar), órgão da Pró-Reitoria da Graduação (PRG), no qual se anunciava a realização de “duas Oficinas Job Crafting para docentes USP”, agendadas para 1o/6 e 8/6. A mensagem explicava que o job crafting é “uma ferramenta para customização do trabalho através da alteração das tarefas, das relações e do significado do trabalho com o objetivo de torná-lo mais significativo e envolvente”.

Ainda segundo o e-mail enviado pelo ECar, as oficinas têm dois objetivos: “1. Possibilitar que os docentes olhem para as suas atividades de trabalho atuais com um novo olhar e reflitam sobre novas formas de reestruturá-las, alinhando-as com seus valores, pontos fortes e interesses”, e “2. Oferecer formas de crafting do trabalho, de modo a aumentar a satisfação e o bem estar no trabalho dos docentes, por meio de técnicas para obtenção de mais sentido no trabalho docente”.

Seria cômico, não fosse trágico. Por intermédio do ECar, a PRG oferece aos docentes da USP uma possibilidade de “customização” do trabalho, por meio de técnicas que permitam obter “mais sentido no trabalho docente”. Será que a Comissão Permanente de Avaliação (“Nova CPA”) foi informada de que é possível “customizar” o trabalho docente? Será que a possibilidade de “aumentar a satisfação e o bem estar no trabalho” está mais relacionada às preferências individuais dos docentes do que às condições de trabalho oferecidas pela universidade?

“Sinceramente, considero ultrajante receber um e-mail da Pró-Reitoria de Graduação divulgando ação deste tipo. Mas ele é significativo do ‘para onde vamos’”, protestou um docente da Escola de Comunicações e Artes (ECA), em mensagem enviada à Adusp. De fato, cabe perguntar: qual a pertinência de organismos como o ECar?

Outra atividade realizada pelo escritório foi a palestra “O papel do herdeiro frente aos negócios da família”, realizada em 29/5 no auditório da Faculdade de Educação e que teve como “público-alvo” docentes, alunos, funcionários técnico-administrativos e “comunidade externa”. “O sucesso da sua carreira, com certeza, poderá agregar para o sucesso da empresa da sua família”, dizia o convite.

A palestrante, Renata Bueno, foi assim apresentada: “Parceira Estratégica do ECar; psicóloga; mestre e doutora em Psicologia Clínica; psicodramatista; terapeuta familiar sistêmica; coach de Carreira; MBA em Gestão de Pessoas; consultoria de carreira; atua em São José dos Campos, como psicóloga, terapeuta de famílias empresárias e coach de herdeiros; herdeira, da segunda geração, de um grupo logístico”.

É inegável que as rumorosas questões suscitadas por processos de sucessão familiar nas empresas deram origem a um próspero ramo da economia, que eventualmente pode ser objeto de disciplinas acadêmicas. Mas entre essa constatação, por um lado, e a inclusão, por outro lado, de palestras desse tipo na agenda de um órgão da USP vai uma enorme distância. Será que o ECar foi pensado como um meio de fornecer aos docentes uma generosa dose de escapismo, por intermédio de técnicas de coaching?

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!