Inclusão e pertencimento
Uma semana depois da votação, PRIP divulga os números da consulta online sobre instalação de portões no Crusp
A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) enviou ao Informativo Adusp Online nesta quinta-feira (22/8) os resultados oficiais da consulta realizada na semana passada entre moradores(as) do Conjunto Residencial da USP (Crusp) sobre a instalação de portões nos blocos da moradia.
De acordo com a PRIP, votaram por meio do sistema Helios Voting 553 dos(as) 1.163 estudantes de graduação e pós-graduação que residem no Crusp.
Os votos favoráveis foram 279, havendo 262 contrários — uma diferença de apenas 17 votos — e 12 nulos.
A consulta ocorreu no dia 15/8. Na nota em que divulgou os resultados, publicada em seu site no dia seguinte, a PRIP não discriminou os números exatos, limitando-se a dizer que houve “12 votos nulos e 51,6% favoráveis à instalação dos portões”.
O Informativo Adusp Online entrou em contato com a pró-reitoria na segunda-feira (19/8) para solicitar os números e, como não obteve resposta, calculou a votação a partir do universo de 553 votantes. A reportagem estimou então que seriam 285 votos favoráveis e 256 contrários.
Os números oficiais da PRIP, no entanto, excluem os nulos, opção oferecida no sistema de votação. No universo de 541 votos considerados “válidos”, 51,6% foram favoráveis e 48,4%, contrários.
PRIP registra boletim de ocorrência de furto e vandalismo
Nesta quarta-feira (21/8), a PRIP encaminhou mensagem aos e às moradores(as) para informar que “mais uma vez” houve ocorrências de “furtos e depredações no Crusp”.
“Hidrantes dos Blocos F, G e A foram violados, dessa vez sendo CORTADAS as mangueiras e retirados os componentes de um andar do Bloco A, um andar do Bloco G e três andares do Bloco F. Os hidrantes são fundamentais para a atuação de bombeiros em emergências. Registramos um Boletim de Ocorrência quanto ao crime”, prossegue o comunicado.
“Esse crime só reforça que é inadmissível que qualquer pessoa acesse os blocos do Crusp e cometa esse tipo de ação. Para que os prédios sejam mais seguros, é essencial a colaboração de todos que moram no Crusp”, diz a mensagem, assinada pela Coordenadoria de Vida no Campus da PRIP.
Desde o dia 14/8, quando houve confronto entre moradores(as) do Crusp e a Guarda Universitária por conta da tentativa de instalação dos portões de controle de acesso nas portarias dos blocos F e G da moradia, estudantes mantêm uma vigília nesses blocos para impedir que as estruturas sejam instaladas.
Na noite desta sexta-feira (23/8), será aberto um seminário sobre a segurança na moradia, organizado pela Associação dos Moradores do Crusp (Amorcrusp). O seminário se encerra no domingo (25/8), e as suas conclusões devem ser encaminhadas à PRIP.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Após MP-SP ajuizar ação por improbidade, reitor publica resolução 8.692/2024, que autoriza a USP a custear defesa de seus servidores em processos judiciais
- Reitor pede à 13ª Vara da Fazenda Pública para ser excluído da ação do MP-SP contra a permanência da vice-reitora no cargo após completar 75 anos
- Ministério Público ajuíza ação por improbidade administrativa contra a USP, que mantém nos cargos docentes com mais de 75 anos
- USP mantém déficit de 928 docentes efetivos(as); desde 2014, queda é de 15,64%, enquanto total de estudantes aumentou 4,65%
- “Até quando a sociedade brasileira vai tolerar práticas antissociais?”