Em “Nota sobre o andamento nas negociações do Gatilho Salarial” publicada em USP Destaques nº 10, a Reitoria se diz empenhada em viabilizar os pagamentos relativos ao “Gatilho”. Diz ainda a nota que é imprescindível que os interessados concentrem-se na resolução dos pequenos óbices, deixando de lado a mera retórica. Perfeito!

Uma simples verificação das ações da Adusp e da Reitoria ao longo dos últimos anos (publicações sobre a ação do gatilho no Informativo Adusp e um cronograma com as trocas de mensagens entre Adusp e Reitoria durante 2010) não deixará dúvidas sobre quem faz retórica!

Na mesma nota a Reitoria anuncia o envio ao Poder Judiciário de cópias dos holerites de 3.169 docentes, referentes ao ano de 1987, e informa que em reunião realizada em 12/11/2009 a Adusp recebeu versão eletrônica dos dados salariais dos beneficiários, referentes a 1987.

Não bate!

Pois bem: 1) na planilha preliminar de vencimentos dos beneficiários da ação, recebida na sede da Adusp em dezembro de 2009 (e não em reunião realizada em novembro, como mencionado na nota) constam os dados de 3.112 docentes; 2) na lista de beneficiários entregue ao juiz em 20/10/2008 e retificada em janeiro de 2009 há nomes de 3.118 docentes; 3) apesar disso, a Reitoria diz que entregou ao juiz holerites de 3.169 docentes. Algo não bate!

Em telefonema à Reitoria perguntamos se os dados entregues ao juiz eram iguais aos disponibilizados no sistema Marte ou se haviam sido corrigidos os erros apontados pela Adusp e por beneficiários que enviaram mensagens à Codage. Não conseguimos uma resposta objetiva. Solicitamos então uma cópia do que foi entregue ao Poder Judiciário, que nos foi enviada em 10/11. São 81.557 páginas com cópias de holerites! Uma análise preliminar indica que, aparentemente, os erros apontados pela Adusp já em março de 2010 não foram corrigidos.

Para que seja possível conferir os dados apresentados pela Reitoria e efetuar os cálculos, solicitamos que as informações nos fossem enviadas em formato de planilha ou banco de dados. Também insistimos na realização de uma reunião entre a equipe técnica da Reitoria e o grupo da Adusp que trata do gatilho, para um exame conjunto de resultados dos cálculos efetuados para uma amostra de beneficiários, como combinado no ano passado. A finalidade é que as partes estejam de acordo antes do encaminhamento ao juiz da listagem das quantias devidas a cada beneficiário. Mera retórica?

 

Informativo nº 317

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!