Professor César Antunes de Freitas (Foto: Alexandre Montilha)

Faleceu no último sábado, 5 de outubro, aos 76 anos, o professor César Antunes de Freitas, docente aposentado da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

Em nota, a FOB lamenta o falecimento e afirma que Freitas, que também lecionou na Faculdade de Odontologia de Lins, teve uma trajetória acadêmica e profissional “marcada por um compromisso inabalável com o ensino, a pesquisa e a formação de novos profissionais”.

“Neste momento de luto, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas do Prof. Dr. César. Que a memória de sua dedicação, sabedoria e gentileza traga conforto àqueles que tiveram o privilégio de compartilhar sua caminhada. Sua ausência deixa uma lacuna na área da Odontologia”, diz a faculdade, que registrou a contribuição significativa do docente falecido para o avanço científico, “especialmente na área de materiais odontológicos”.

Freitas foi diretor regional da Adusp em Bauru e integrou o Conselho de Representantes da entidade na FOB, tendo papel relevante na filiação de docentes ao sindicato.

O professor Arsenio Sales Peres, docente da FOB e também ex-diretor regional da Adusp, escreveu um texto emocionado a respeito de Freitas, a quem chamou de “meu melhor e maior amigo da sagrada vida do mundo acadêmico”. Freitas era sempre “sério e zeloso com seus orientados” e “possuía um respeito digno de nota com os servidores técnico-administrativos”, relatou.

“Ele geralmente trabalhava tensão e conflito com diplomacia inexplicável”, rememora. “Não basta um aluno ter iniciativa e talento, se ele não encontrar um bom mestre que lhe ensine o bê-á-bá da pesquisa científica e da vida acadêmica. Portanto, é preciso que o docente do ensino superior e discente trabalhem em sintonia. Como toda relação que envolve choque de gerações e assimetria de poder, há conflitos. O importante é não deixar conflitos virarem confrontos”, diz Peres, para quem o amigo era “sempre singelo e muito competente naquilo que se propunha a fazer”.

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) também divulgou nota na qual lamenta o falecimento do docente e presta condolências a familiares, amigos(as), colegas e alunos(as). “O legado deixado pelo Professor César Antunes de Freitas permanecerá vivo por meio das contribuições que fez à ciência e da formação de gerações de profissionais que seguirão seu exemplo de dedicação e excelência”, afirma a entidade.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!