A “Operação Rodin” da Polícia Federal (PF) prendeu várias pessoas acusadas de atuar em um esquema de corrupção no Detran de Porto Alegre. Entre elas, dois professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vinculados à Fundação de Apoio à Tecnologia e à Ciência (Fatec).

“Os agentes efetuaram prisões e recolheram documentos e equipamentos na instituição [Fatec] e na sede da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), além de escritórios da cidade”, informou o jornal Zero Hora de 7/11.

Ainda segundo o jornal, quatro pessoas tiveram prisões temporárias decretadas em Santa Maria, e a “Justiça também determinou o afastamento de dois profissionais das funções na UFSM”. O presidente da Coperves, professor Dario Trevisan de Almeida, foi um dos presos. “Responsável pelo vestibular da instituição, Dario também idealizou o projeto Trabalhando pela Vida, convênio firmado pelo Detran e pela Fatec para a confecção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Estado desde 2003”.

Também foram detidos Silvestre Selhorst, secretário-executivo da Fatec, e Luciana Carneiro, ex-secretária-executiva “e tida como o braço direito de Dario”. De acordo com Zero Hora, o reitor da UFSM, Clovis Lima, está preocupado com a imagem da instituição e reuniu-se com os pró-reitores para examinar a situação.

O esquema

Para aplicação das provas aos candidatos a motoristas, a Fatec recebia cerca de R$ 1,5 milhão do Detran. A fundação contratou, sem licitação, três empresas e um escritório de advocacia para a elaboração dos testes teóricos e práticos de direção, que superfaturariam o serviço e pagariam propina a diretores do Detran, segundo as investigações da PF.

Pelo menos oito integrantes da UFSM, da Fatec ou das empresas terceirizadas são suspeitos de envolvimento no escândalo, informou o Zero Hora. Outro dos presos, professor José Antônio Fernandes, é dono da Pensant, uma das empresas contratadas pela Fatec, ex-coordenador do curso de Administração da UFSM e diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas.

Foram afastados das suas funções na UFSM os professores Renan Rademacher, diretor do Centro de Ciências da Saúde e membro do Conselho Superior da Fatec, e Luiz Carlos de Pellegrini, presidente da Fatec desde maio de 2006.

 

Matéria publicada no Informativo nº 249

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!