Movimento Sindical
DCE e Sintusp têm novas gestões
O Diretório Central dos Estudantes da USP (DCE) e o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) começam o ano com novas gestões, depois de passarem por processos eleitorais no final de 2007.
Para a diretoria do DCE, com seis chapas na disputa, saiu vitoriosa a chapa “Vez e Voz”, com 40% dos votos, ficando em segundo lugar “Nada será como antes”, com 33,3%, e em terceiro “Na falta de Céu ninguém voa”, com 16,7%. As outras três chapas juntas obtiveram 6,4%. A votação ocorreu nos dias 27, 28 e 29/11/07, e contou com a participação total de 7.905 estudantes.
A nova gestão tem em seu programa três eixos principais de atuação: a defesa da qualidade de ensino e do caráter público da universidade, a democratização do acesso à universidade e a luta pela democratização da estrutura de poder da USP. “A universidade passa por um momento de reflexão sobre seu estatuto e por um processo acelerado de privatização. O DCE deve levar esses debates para os estudantes”, diz Nathalie Drumond, estudante de Ciências Sociais e integrante da chapa “Vez e Voz”.
Para ela, a luta por democracia na universidade passa por resistir ao processo de reforma estatutária em curso no Conselho Universitário: “É um processo anti-democrático, no qual os estudantes têm pouca participação, com mudanças regressivas em relação ao estatuto atual”.
Sintusp
No Sintusp, em eleição realizada nos dias 28 e 29/11, foi eleita a Chapa 1, “Piqueteiros e Lutadores”, que obteve 1.773 votos, equivalentes a 74,5% dos válidos. A Chapa 2, “Oposição de Esquerda – Reconstruir o Sintusp na Luta” obteve 369 votos (15,5%) e a Chapa 3, “Desatando o Nó – Renovação e Luta”, 240 (10%).
A nova gestão do Sintusp considera que no próximo período “conquistar uma estatuinte democrática e garantir que não haverá punições políticas na universidade são questões centrais”, segundo Anibal Cavali, diretor reeleito do Sintusp. “O Sintusp tem clareza de que essas coisas só acontecem com a nossa mobilização”, acrescenta ele.
Matéria publicada no Informativo nº 251
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Com quantos décimos de nota se faz uma reparação histórica?
- Algumas contribuições e questões do GT-Educação da Adusp quanto ao novo Programa de Formação de Professores da USP
- Co aprova diretrizes orçamentárias de 2024 no valor de R$ 8,6 bilhões; repasse para pagamento a aposentados(as) será feito à parte, mas USP ainda não sabe como
- Projeto que descongela contagem de tempo do período da pandemia pode ser votado nesta quarta (8/11), em comissão da Câmara dos Deputados
- Em novo julgamento, TJ-SP mantém condenação de Lancha Jr. por improbidade no caso do Bod Pod