Nota da Diretoria
Repúdio à nomeação de Zago na Fapesp
Merece repúdio a nomeação do ex-reitor Marco Antonio Zago como presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Quando à frente da Reitoria da USP, Zago cortou verbas destinadas à pesquisa; desestruturou importantes laboratórios ao impor, sem qualquer estudo de impacto, o Programa de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV), que levou a universidade a perder pessoal qualificado; atacou o Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) e a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão, colocando em risco as bases que tornaram as universidades públicas estaduais uma referência para as universidades públicas brasileiras. Sucateou o Hospital Universitário (HU) e a Creche Oeste, destacadas unidades de pesquisa e extensão.
Além disso, Zago contratou clandestinamente a consultoria McKinsey&Company, com vistas a um processo de privatização, e ampliou a interferência de grupos privados na USP, entre eles o Grupo Cosan, beneficiário de importantes financiamentos da Fapesp, a título de incentivo à “inovação”.
A nomeação de Zago como presidente da Fapesp é, portanto, um desserviço à pesquisa paulista e brasileira, tendo como agravante o fato de acumular a pasta estadual da Saúde Pública.
São Paulo, 18/10/2018
A Diretoria da Adusp
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Sem dar detalhes, Carlotti Jr. anuncia início de estudos para nova etapa da progressão docente; na última reunião do ano, Co aprova orçamento de R$ 9,15 bilhões para 2025
- Fundação “IBGE+”, dita de apoio, abre caminho à “captura da produção de informações estatísticas e geocientíficas por interesses privados”, diz sindicato
- Fundação IBGE cria sua própria “fundação de apoio público-privada”, para captar recursos de outros entes estatais por serviços prestados. Sindicato vê riscos de privatização e perda de autonomia
- Tarcísio estuda adotar regime de capitalização na SPPrev, enquanto Câmara dos Deputados e Supremo debatem fim da contribuição de aposentados(as)
- Rodrigo Garcia sanciona lei que revoga confisco de aposentadorias e pensões