Realidade brasileira
XI Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária ocorrerá em abril na Esalq
O GT PAS da Adusp está participando da Comissão Organizadora da XI Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (XI JURA) na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), e convida todas e todos a participarem. O evento é aberto ao público, gratuito e acontecerá entre os dias 12 e 19 de abril no campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba.
A programação é construída por entidades estudantis, sindicais, grupos de pesquisa e extensão sobre o tema agrária e movimentos sociais. As atividades voltadas para toda a sociedade permite atender desde aqueles que conhecem muito pouco sobre o tema até especialistas que desejem se atualizar no debate sobre as diversas escalas que abrangem a luta pela reforma agrária.
A JURA é um chamado de parte da comunidade universitária, juntamente com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), para debater a questão agrária, ocorrendo ao longo de todo o ano em diferentes lugares do país. Na Esalq e em muitas outras instituições universitárias, a JURA é realizada em abril, em memória do Massacre de Eldorado dos Carajás, que ocorreu em 17 de abril de 1996. Evento tristemente marcante na história do MST e na luta pela democratização do acesso à terra, tendo grande repercussão em todo Brasil e no mundo, a data é lembrada anualmente como Dia Internacional de Lutas Camponesas.
Com efeito, um objetivo central da JURA consiste em abrir horizontes da universidade, produzindo pontes entre a realidade acadêmica e a luta por terra e território. Neste sentido, para discutir os bloqueios da reforma agrária, foram convidados diversos palestrantes, estudiosos e militantes desta luta para tratarem dos múltiplos aspectos que devem ser considerados neste âmbito.
Além desta temática, também estarão em debate os desafios da agroecologia e da segurança com soberania alimentar, buscando considerar alternativas para alcançá-las em meios urbanos e rurais. Ademais, a programação conta com mesa sobre a reforma agrária em diversos países da América Latina, procurando realidades inspiradoras para somar forças. A ideia é tratar de projetos e práticas para encorajar uns e outros na continuação desta luta comum.
A JURA/Esalq 2024 também será marcada pela homenagem ao agrônomo José Gomes da Silva, em parceria com a Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), por ocasião do centenário de nascimento desta notável personalidade do campo de reflexão, debates e ações em torno da questão agrária nacional. Sua herança hoje se reflete especialmente no Instituto Fome Zero (IFZ), instituição fundada por seu filho José Graziano da Silva, cuja notoriedade se dá por seu papel de liderança na Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), e também por seu neto, Emiliano Graziano da Silva, todos os três com formação na Esalq. A homenagem inclui a inauguração do Acervo Bibliográfico José Gomes da Silva, no Pavilhão de Ciências Humanas da Esalq.
O evento se encerra no dia 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, com abertura de espaço para militantes do movimento indígena manifestarem seus pontos de vista em ato simbólico pela luta histórica dos povos originários. Além dos debates, a XI JURA/Esalq terá espaços culturais ao longo de toda a semana: cine debate no SESC, cortejo de maracatu, roda de capoeira e muito mais.
Programação completa
Para colaborar financeiramente com o evento, qualquer valor é válido e pode ser transferido para o PIX da organização: cojuraesalq@gmail.com
Em breve serão lançadas as camisetas e ecobag. Para mais informações, é possível acompanhar a página da JURA/ESALQ no Instagram pelo @juraesalq.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Tarcísio estuda adotar regime de capitalização na SPPrev, enquanto Câmara dos Deputados e Supremo debatem fim da contribuição de aposentados(as)
- Ministro Luiz Fux, do STF, suspende temporariamente ação de improbidade administrativa que pede exoneração da vice-reitora da USP
- Conselho Universitário vai debater na terça-feira (15/10) concessão do “Prêmio Desempenho Acadêmico”, em três parcelas de R$ 3 mil, e valores para progressão na carreira dos(as) funcionários(as)
- Grupo de trabalho propõe extinção da CERT e sua substituição por um comitê assessor subordinado à Câmara de Atividades Docentes; CLR resiste; decisão cabe ao Conselho Universitário
- Fracasso de público, versão online da Feira USP e as Profissões adotada pela PRCEU atraiu pouquíssimos participantes. No ano passado, evento presencial teve 73 mil visitantes