Representação sindical
Assembleia Geral da Adusp delibera sobre campanha de filiação e elege delegação para o 43º Congresso do Andes-SN
No último dia 3 de dezembro, docentes reunidas(os) na Assembleia Geral (AG) da Adusp discutiram a situação financeira da entidade e a necessidade de realização de uma campanha de filiação.
Márcio Moretto, 1º tesoureiro da Adusp, apresentou uma série de medidas adotadas pela Diretoria com a finalidade de contenção de gastos. Tais medidas foram aprovadas pelo Conselho de Representantes (CR) da Adusp, que, como conselho fiscal da entidade, tem participado do processo de deliberação e adoção das medidas.
Dentre elas constam a redução de custos para manutenção das sedes, interrupção de doações para entidades e movimentos, suspensão de participação de eventos não deliberativos do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e desligamento, por acordo, de um funcionário da entidade.
Nos últimos anos, a Adusp perdeu filiadas(os), o que pode ser explicado por fatores de ordem mais geral e também específicos. Dentre os gerais, pode-se destacar uma crise do sindicalismo mundial, fruto de um processo de despolitização e de avanço de ideologias de direita e extrema-direita, que veem nos sindicatos uma ameaça ao seu projeto neoliberal e ultraconservador.
Dentre os específicos, discutiu-se a redução de filiados à luz da perda de docentes na USP desde 2014, com a interrupção de contratações pela Reitoria, e os efeitos do produtivismo acadêmico, que afeta especialmente docentes recém-contratadas(os).
Como deliberação da AG, a Adusp reforçará a campanha de filiação com ações concentradas prioritariamente a partir de março de 2025. Será realizada uma AG em meados de março, de forma a não se sobrepor à campanha de data-base e aprovação da Pauta Unificada, que deve ser entregue na primeira quinzena de abril.
Foi deliberada a criação de um grupo de trabalho para auxiliar a Diretoria na campanha. A Diretoria se comprometeu a debater no CR propostas de isenção ou redução de contribuição aos recém filiadas(os).
A AG elegeu a delegação para participar do 43º Congresso do (Andes-SN), a ser realizado entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025 em Vitória (ES). Como delegadas(os): Gabrielle Weber (EEL), representando a Diretoria da Adusp; Celso Oliveira (FZEA); Everaldo Andrade (FFLCH); Francirosy Barbosa (FFCLRP); Márcio Moretto (EACH) e Marcos Carvalho (EACH).
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Sem dar detalhes, Carlotti Jr. anuncia início de estudos para nova etapa da progressão docente; na última reunião do ano, Co aprova orçamento de R$ 9,15 bilhões para 2025
- Fundação “IBGE+”, dita de apoio, abre caminho à “captura da produção de informações estatísticas e geocientíficas por interesses privados”, diz sindicato
- Fundação IBGE cria sua própria “fundação de apoio público-privada”, para captar recursos de outros entes estatais por serviços prestados. Sindicato vê riscos de privatização e perda de autonomia
- Tarcísio estuda adotar regime de capitalização na SPPrev, enquanto Câmara dos Deputados e Supremo debatem fim da contribuição de aposentados(as)
- Instituto de Psicologia confere diploma póstumo a Aurora Furtado, assassinada pela Ditadura Militar, em cerimônia tocante que também lembrou Iara Iavelberg