Representação sindical
Fórum das Seis e Cruesp retomam GT sobre Previdência, e voltam a debater aposentadorias e insuficiência financeira
Representantes do Fórum das Seis e do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) realizaram na última sexta-feira (14 de março) uma reunião para retomar as atividades do Grupo de Trabalho (GT) sobre Previdência, reivindicação apresentada na Pauta Unificada de 2024 do Fórum.
Um GT anterior sobre o tema produziu em 2017 um relatório que trazia, entre outros dados, projeções de aposentadorias até 2026. Nos últimos anos, porém, ocorreu a contrarreforma da Previdência do governo Bolsonaro (PL), em 2019, seguida pela contrarreforma estadual no governo de João Doria (PSDB), em 2020. Assim, é necessário que um novo diagnóstico do comportamento das aposentadorias seja feito para a atualização das projeções.
Esse diagnóstico vai requerer novas informações, que o Fórum das Seis solicitou ao Cruesp. Os dados devem incluir números referentes ao quadro atual de aposentados(as), insuficiência financeira (a diferença entre o que as universidades arrecadam com as contribuições e o total pago em aposentadorias e pensões), projeção de contratações e aposentadorias para os próximos anos, comprometimento da folha para pagamento de aposentadorias e pensões, cálculos atuariais e adesão à previdência complementar (PrevCom).
De acordo com o relato do Boletim do Fórum das Seis, os representantes do Cruesp se comprometeram a levantar e enviar os dados para a continuidade dos trabalhos.
Além dos membros indicados pelo Fórum e pelo Cruesp, a reunião contou com a presença de representantes dos gabinetes das três reitorias. A USP foi representada pelo chefe de gabinete, professor Arlindo Philippi Junior, e pelo professor João Maurício Gama Boaventura, coordenador de Administração Geral (Codage). Da Unesp, compareceu a chefe de gabinete da Reitoria, professora Adriana Marcantônio. O gabinete da Reitoria da Unicamp foi representado pelo professor André Martins Biancarelli, também membro do GT. Foi definida a realização de ao menos duas reuniões por semestre. O professor Biancarelli foi indicado para a coordenação do GT, cabendo-lhe a tarefa de centralizar as informações e agendar as reuniões.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Direção da Faculdade de Medicina assume como seu o curso pago “Experiência HC” (oferecido pela Fundação Faculdade de Medicina), e ainda escamoteia a finalidade real, que é o lucro privado; estudantes protestam
- Atendendo a pedido da Adusp, CPA e CAD prorrogam prazo para inscrições na Progressão Horizontal
- “Hacker” derruba site da Adusp, após entrar em contato para acusar a USP de estar “mentindo”
- Proposta de regulamentação do programa de educação infantil da USP mantém exclusão de filhos(as) de pós-doutorandos(as) das creches; documento não fala em contratações para recompor quadro de pessoal
- Coletivo de amigos(as), familiares e entidades estudantis realiza nesta quinta-feira (24/4) atos em memória de Bruna Oliveira da Silva, estudante da EACH assassinada na zona leste