Representação sindical
Fórum das Seis e Cruesp retomam GT sobre Previdência, e voltam a debater aposentadorias e insuficiência financeira
Representantes do Fórum das Seis e do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) realizaram na última sexta-feira (14 de março) uma reunião para retomar as atividades do Grupo de Trabalho (GT) sobre Previdência, reivindicação apresentada na Pauta Unificada de 2024 do Fórum.
Um GT anterior sobre o tema produziu em 2017 um relatório que trazia, entre outros dados, projeções de aposentadorias até 2026. Nos últimos anos, porém, ocorreu a contrarreforma da Previdência do governo Bolsonaro (PL), em 2019, seguida pela contrarreforma estadual no governo de João Doria (PSDB), em 2020. Assim, é necessário que um novo diagnóstico do comportamento das aposentadorias seja feito para a atualização das projeções.
Esse diagnóstico vai requerer novas informações, que o Fórum das Seis solicitou ao Cruesp. Os dados devem incluir números referentes ao quadro atual de aposentados(as), insuficiência financeira (a diferença entre o que as universidades arrecadam com as contribuições e o total pago em aposentadorias e pensões), projeção de contratações e aposentadorias para os próximos anos, comprometimento da folha para pagamento de aposentadorias e pensões, cálculos atuariais e adesão à previdência complementar (PrevCom).
De acordo com o relato do Boletim do Fórum das Seis, os representantes do Cruesp se comprometeram a levantar e enviar os dados para a continuidade dos trabalhos.
Além dos membros indicados pelo Fórum e pelo Cruesp, a reunião contou com a presença de representantes dos gabinetes das três reitorias. A USP foi representada pelo chefe de gabinete, professor Arlindo Philippi Junior, e pelo professor João Maurício Gama Boaventura, coordenador de Administração Geral (Codage). Da Unesp, compareceu a chefe de gabinete da Reitoria, professora Adriana Marcantônio. O gabinete da Reitoria da Unicamp foi representado pelo professor André Martins Biancarelli, também membro do GT. Foi definida a realização de ao menos duas reuniões por semestre. O professor Biancarelli foi indicado para a coordenação do GT, cabendo-lhe a tarefa de centralizar as informações e agendar as reuniões.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Sete docentes que não entregaram RAD respondem a “sindicância punitiva”, e outros(as) 32 precisaram firmar “protocolo de compromisso”; novo ciclo do PrADo terá início no segundo semestre
- Governo estadual altera estatuto do IPT para criar “conselho de orientação”, e Vahan nomeia como integrante Roberto Sallouti, “CEO” do BTG Pactual e dirigente da Faculdade Inteli
- Reitor retira da pauta do Conselho Universitário a proposta de mudanças na sistemática de concursos para ingresso de docentes, mas anuncia votação “em breve”
- Nesta terça 24/6, Conselho Universitário deve votar proposta de mudanças na sistemática de concursos para ingresso de docentes; de novo, Reitoria deixou de consultar a comunidade acadêmica
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março