Nesta quarta-feira (5/4), ocorre o Ato Unificado do Dia Mundial da Saúde. Organizado por sindicatos, coletivos e movimentos, o ato deste ano terá como tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia!”.

A manifestação será realizada a partir das 9h30min em frente à Secretaria Estadual de Saúde (Avenida Doutor Arnaldo, 355) e, a partir das 11h30min, na Secretaria Municipal de Saúde (Rua General Jardim, 36).

Em Carta Aberta aos e às usuário(a)s do Sistema Único de Saúde (SUS), a Frente Ampla de Defesa do SUS do Estado de São Paulo reivindica a retomada do financiamento do SUS, a revogação da Emenda 95/2016 (do teto de gastos) e a devolução ao Ministério da Saúde do caráter da direção nacional do sistema.

“Ações e serviços precisam ser ampliados para o cuidado das sequelas da Covid-19 e da pandemia. É preciso retomar o credenciamento de novos serviços, para uma política pública de saúde mental e drogas antimaniconial e antiproibicionista. Dessa forma, renovamos nosso compromisso contra a mercantilização da doença; contra uma reforma sanitária privatizante e autoritária; por uma reforma sanitária democrática e popular; pela reforma agrária e urbana; pela organização livre e independente da classe trabalhadora; contra a privatização da água, que é vida, que é saúde; pela garantia da segurança alimentar e pelo direito a alimentos sem agrotóxicos; por um meio ambiente equilibrado e saudável!”, diz a carta, assinada também pela Adusp.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!