Nesta quarta-feira (9/11), a presidenta da Adusp, professora Michele Schultz, encaminhou ao reitor Carlos Gilberto Carlotti Jr. ofício no qual pede “providências urgentes” da Reitoria frente à nova fase da pandemia de Covid-19, tendo em vista o aumento recente no número de casos reportados da doença no Brasil.
“Como alertado nos ofícios 007/22, 016/22 e 023/22 enviados anteriormente, preocupa-nos a forma como a Reitoria e sua comissão assessora têm lidado com a pandemia de Covid-19 que, infelizmente, atinge nova fase”, diz o ofício. “Além de não termos sido atendido(a)s quanto à solicitação de participação nas decisões referentes à pandemia”, lamenta, “notamos que os boletins epidemiológicos deixaram de ser publicados no endereço https://retornoseguro.usp.br/retorno-seguro-2/ (a última edição data de 1º/9/22)”.
Ainda segundo o documento, as “informações recentes de que subvariantes derivadas da variante BA.5 da ômicron se mostram potencialmente mais contagiosas e apresentam maior nível de escape à proteção oferecida pelas vacinas”, além do aumento verificado no número de casos e taxas de transmissão, “exigem que a universidade tome providências urgentes”.
No último dia 23/8, a Reitoria retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras nas dependências da USP, mesmo as fechadas, como salas de aula, mantendo o uso obrigatório apenas no transporte coletivo e nas instalações de saúde. O comunicado liberalizante foi objeto de uma nota crítica da Diretoria da Adusp, entre outros motivos porque seu teor fazia “parecer que a pandemia chegou ao fim” e por deixar de citar que a Covid-19 havia causado dezenas de mortes na comunidade acadêmica (“E caem as máscaras!”).
“Temos recebido relatos de múltiplos casos nas unidades e é necessário que haja monitoramento, divulgação e adoção de medidas de prevenção sabidamente eficazes e de fácil aplicação, como o uso de máscaras”, prossegue o ofício enviado em 9/11. “Esperamos da Reitoria responsabilidade e compromisso com a proteção da comunidade USP e, por isso, urge que sejam adotadas medidas atinentes a essa nova fase da pandemia de Covid-19”.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!