Geral
Antonio Fagundes (1958 – 2009)
Faleceu em 5/4/09, aos 50 anos, o companheiro Antonio Cesar Alves Fagundes, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ), do campus de Pirassununga.
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), com mestrado em Zootecnia pela mesma universidade (1989), e doutorado em Zootecnia pela Unesp (1999), Fagundes era professor da FMVZ desde 1993. Estava afastado de suas atividades por motivos de saúde. Atuou como docente na área de Zootecnia, com ênfase em Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia.
Antes de atuar na USP, trabalhou como pesquisador no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) entre 1988 e 1992. Foi diretor regional da Adusp em duas gestões consecutivas, 1995/97 e 1997/99, na mesma época em que presidiu a Associação Pirassununguense dos Docentes da USP (Apdusp). Neste período, o companheiro Fagundes atuou decisivamente para o enraizamento da Adusp no campus de Pirassununga, sendo também responsável pela instalação da sede regional da entidade no campus.
Foi membro do CR da Adusp e exerceu expressiva participação como representante de categoria em vários colegiados da FMVZ. Sua militância pelos direitos dos docentes e por suas condições de trabalho constitui importante legado para os novos docentes, sobretudo nesta fase de expansão do campus. Deixa a esposa e quatro filhas, e um exemplo de compromisso com o que acreditava ser o melhor. Seu sorriso ficará na memória de todos aqueles que com ele conviveram.
Matéria publicada no Informativo nº 279
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Atendimento prestado pelo HU “não tem sido mais o mesmo e, infelizmente, a população tem sentido diretamente o impacto das mudanças”, reconhece superintendente do hospital em ofício à Secretaria Estadual da Saúde
- PRIP registra boletim de ocorrência e abre apuração preliminar contra estudantes depois de novas tentativas de instalar portões no Crusp
- Frente à resistência do corpo de servidores(as) e de seu sindicato, IBGE e governo federal recuam e suspendem a criação de “fundação de apoio”
- Perda salarial de pesquisadores científicos dos institutos estaduais soma 54% desde 2013, e APqC cobra do governador reajuste “digno e imediato”
- Cresce número de mortes por dengue, mas governo estadual não toma medidas para reativar laboratórios de pesquisa da doença, denuncia APqC