A Faculdade de Educação da USP (FE) promove nesta quarta-feira (15/5), com a realização de uma mesa-redonda sobre direitos humanos, o lançamento de sua Comissão de Equidade. O debate é aberto à comunidade e terá início às 19h, no auditório da unidade, com transmissão online (obtenha mais informações aqui).

Os convidados para a mesa-redonda são Leo Pinho, presidente do Conselho Nacional dos Direitos Humanos; José Gregori, presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP e integrante da Comissão Arns; Heloisa Buarque de Almeida, professora da FFLCH e integrante da Rede Não Cala USP; Izabel Maior, ex-secretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; Jupiara Castro, representante do Núclo de Consciência Negra da USP; e Magô Tonhon, arquiteta e mestra em filosofia pela USP.

Discussão sobre mecanismos inclusivos, permanência e acolhimento

De acordo com a professora da FE Carla Biancha Angelucci, a formação da Comissão de Equidade se deu a partir de um processo de discussões sobre mecanismos inclusivos e políticas de acesso e permanência, inicialmente na pós-graduação e com foco em estudantes negros e pessoas trans.

Paulatinamente os debates se ampliaram e outras instâncias da unidade foram integradas, até que a Congregação da FE decidiu criar o novo colegiado – que tem o mesmo status das comissões de direitos humanos já existentes em várias unidades da USP.

A comissão está sendo dirigida momentaneamente por um grupo de quatro docentes e dois alunos da unidade, e vem trabalhando em temas como a discussão sobre política de reserva de vagas na pós-graduação e o acolhimento para alunos em situação de sofrimento psíquico. A expectativa da professora Biancha Angelucci, uma das integrantes do “mandato-tampão”, é que até o final de maio a Congregação aprove a formação de um colegiado com dez nomes (quatro docentes, quatro alunos – dois de graduação e dois de pós – e dois servidores técnico-administrativos), com mandato de dois anos, para a composição da Comissão de Equidade da FE.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!