Encerra-se no dia 25/9 o prazo (iniciado em 25/8 último) para “inscrições para seleção de vagas” nas Creches Central e da Saúde, relativas ao ano de 2024. O edital publicado pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) está disponível neste endereço eletrônico.

Cabe à Reitoria divulgar amplamente o edital para ingresso de crianças nas creches, mas isso não vem acontecendo. Por essa razão, após contato com um grupo de defesa das creches da USP, “Coletivo Mães e Pais da Comunidade USP”, constituído por uma centena de famílias, a Diretoria da Adusp decidiu publicar a informação sobre o prazo que está prestes a se encerrar, de modo a incentivar inscrições.

A divulgação insuficiente, meramente formal, desestimula a procura e pode dar a impressão, equivocada, de que inexiste demanda das creches. Em reuniões com a comunidade, as chefias da PRIP têm alegado que não há demanda de entrada nas creches. Porém, essa alegação foi refutada pelo grupo de famílias de trabalhadores(as) e estudantes, que organizou um mapeamento e demonstrou que a demanda atual de matrículas corresponde a 72 crianças.

Assim, é de grande importância que todas as famílias interessadas e que atendam aos requisitos definidos pela PRIP se inscrevam, solicitando o ingresso de suas crianças na creche adequada, por meio do preenchimento do “Formulário de Seleção socioeconômica Creche 2023/2024”.

É importante destacar que as creches são um importante instrumento de inclusão, especialmente para as estudantes que são mães. É também locus de formação e pesquisa, como demonstra dossiê publicado pela Adusp sobre o fechamento da Creche Oeste, equipamento absurdamente fechado pela gestão M.A. Zago-V. Agopyan em 2017 e cujo futuro permanece obscuro, após assinatura, em março de 2023, de protocolo de intenções que compartilha sua gestão com a Prefeitura Municipal de São Paulo.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!