Universidade
Atenção ao prazo para inscrição de crianças nas creches Central e da Saúde: 25/9
Divulgação insuficiente pode dar a impressão equivocada de que inexiste demanda para as creches
Encerra-se no dia 25/9 o prazo (iniciado em 25/8 último) para “inscrições para seleção de vagas” nas Creches Central e da Saúde, relativas ao ano de 2024. O edital publicado pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) está disponível neste endereço eletrônico.
Cabe à Reitoria divulgar amplamente o edital para ingresso de crianças nas creches, mas isso não vem acontecendo. Por essa razão, após contato com um grupo de defesa das creches da USP, “Coletivo Mães e Pais da Comunidade USP”, constituído por uma centena de famílias, a Diretoria da Adusp decidiu publicar a informação sobre o prazo que está prestes a se encerrar, de modo a incentivar inscrições.
A divulgação insuficiente, meramente formal, desestimula a procura e pode dar a impressão, equivocada, de que inexiste demanda das creches. Em reuniões com a comunidade, as chefias da PRIP têm alegado que não há demanda de entrada nas creches. Porém, essa alegação foi refutada pelo grupo de famílias de trabalhadores(as) e estudantes, que organizou um mapeamento e demonstrou que a demanda atual de matrículas corresponde a 72 crianças.
Assim, é de grande importância que todas as famílias interessadas e que atendam aos requisitos definidos pela PRIP se inscrevam, solicitando o ingresso de suas crianças na creche adequada, por meio do preenchimento do “Formulário de Seleção socioeconômica Creche 2023/2024”.
É importante destacar que as creches são um importante instrumento de inclusão, especialmente para as estudantes que são mães. É também locus de formação e pesquisa, como demonstra dossiê publicado pela Adusp sobre o fechamento da Creche Oeste, equipamento absurdamente fechado pela gestão M.A. Zago-V. Agopyan em 2017 e cujo futuro permanece obscuro, após assinatura, em março de 2023, de protocolo de intenções que compartilha sua gestão com a Prefeitura Municipal de São Paulo.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Professora da FMVZ que denunciou assédio e misoginia é suspensa por 90 dias; UOL repercute matéria do “Informativo Adusp Online” sobre o caso
- Direção da FMVZ não dá encaminhamento adequado a denúncia recebida em 2022, e professora envia dossiê à Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento
- Ampliação do HC de Ribeirão Preto antecipa campanha eleitoral de 2026; governador agradece a Carlotti Jr. e anuncia que a USP assumirá parte das despesas
- Adusp insta Reitoria e FUSP a se pronunciarem sobre gestão do plano Bradesco-Qualicorp, e questiona DRH quanto à não realização de descontos no holerite
- Professora da FMVZ denuncia assédio moral e perseguição, que levaram a um PAD contra ela; para centro acadêmico da unidade, “dinâmica de poder deturpada resulta em um ambiente abusivo”