Representação sindical
Comissão Eleitoral Central promulga resultado da eleição para a Diretoria do Andes-SN
A Comissão Eleitoral Central (CEC) promulgou nesta segunda-feira (12/5) o resultado oficial da eleição para a Diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) no período 2025/2027. A Chapa 1 – Andes pela base: diversidade e lutas venceu o pleito, com 6.453 votos (43,61% do total de votos válidos).
A Chapa 4 – Oposição para renovar o Andes-Sindicato Nacional ficou em segundo lugar, com 3.575 votos (24,16%). A Chapa 2 – Renova Andes obteve 2.390 votos (16,15%), enquanto a Chapa 3 – Andes-SN Classista e de Luta teve 2.015 votos (13,62%).
Foram registrados 145 votos em branco e 220 nulos. Votaram 14.798 docentes, 22,74% do número total de eleitores(as).
A posse da nova diretoria ocorrerá na plenária de Abertura do 68º Conad, que será realizado em Manaus, de 11 a 13 de julho.
A Diretoria terá como presidente Cláudio Anselmo de Souza Mendonça (UFMA), Caroline de Araújo Lima (UNEB) como 1ª vice-presidenta: Letícia Carolina Nascimento (UFPI) como 2ª vice-presidenta e Annie Schmaltz Hsiou (USP) como 3ª vice-presidenta. Veja aqui a nominata completa.
A Adusp registrou 259 votos para a eleição no Sindicato Nacional, sendo 18 em trânsito (docentes de outras instituições).
Nas urnas disponibilizadas pela entidade, a Chapa 1 recebeu 147 votos; a Chapa 2 obteve 39; a Chapa 4 teve 36 votos; e a Chapa 3 recebeu 16 votos. Houve ainda 20 votos em branco e um nulo.
As eleições da Adusp e do Andes-SN ocorreram nos dias 7 e 8 de maio. Para a Diretoria da Adusp, foi eleita a chapa única, Autonomia, participação e luta – em defesa da Adusp, da democracia e da ação coletiva, que toma posse no dia 27 de junho.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Faculdade de Direito aprova demissão do professor Alysson Mascaro, investigado por denúncias de abuso sexual; decisão final cabe ao reitor
- “Descongela Já” é aprovado no Senado e vai a sanção presidencial; Adusp engajou-se desde o primeiro momento na luta pelo reconhecimento dos dias trabalhados durante a pandemia
- No dia 26 de fevereiro, primeira Assembleia Geral de 2026 vai tratar do “Descongela Já” e de outras questões. Agende-se!
- Chapa de Aluisio Segurado e Liedi Bernucci é a mais votada na eleição reitoral da USP; lista tríplice será encaminhada a Tarcísio, a quem cabe a escolha
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março