Educação
Adusp constrói proposta de Plano Estadual de Educação
Desde a década de 1990, a Adusp, juntamente com outras entidades, tem tido participação ativa na elaboração dos planos nacional (PNE da Sociedade Brasileira) e estadual (PEE da Sociedade Paulista) de educação, este último em 2003. Mais recentemente, a Adusp participou do Fórum Estadual da Educação (FEE), órgão que teria a função de construir a proposta paulista de PEE para a próxima década. Entretanto, por discordar dos rumos, prazos, metas e práticas daquele Fórum, a Adusp, em 12/2/15, desligou-se deste, optando por elaborar uma proposta de forma independente.
Algumas entidades, embora permanecendo no FEE, apoiam nossa proposta e vêm se reunindo com o GT-Educação da Adusp. No estágio atual, essa proposição já é formada por um projeto de lei e uma atualização da proposta do nosso PEE apresentado em 2003 (PL 1.074/2003, ainda em tramitação na Assembleia Legislativa), praticamente finalizados, e por um conjunto de metas e estratégias.
Como o prazo legal para elaboração do PEE esgota-se neste final de junho, o projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa, assim que for finalizado.
Rebelião no FEE
Recentemente, diversas entidades participantes do FEE elaboraram uma nota de repúdio e em defesa de uma efetiva participação popular na elaboração do plano estadual de educação, contrapondo-se à “concepção restrita de participação do governo estadual para a elaboração do Plano de Educação do Estado de São Paulo, desrespeitando inclusive as proposições do FEE”.
Essa nota denuncia, também, o desrespeito às atribuições legais do próprio Fórum. Lançada em 9/6, recebeu a assinatura de sete entidades.
Informativo nº 401
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- GT da Câmara dos Deputados oficializa proposta de reforma administrativa reducionista, que institui “avaliação de desempenho” e no mínimo 20 níveis de progressão na carreira
- Bancada governista na Alesp pretende votar na próxima semana PLC 9/2025, que desfigura carreira de pesquisador científico; em audiência pública, APqC volta a defender rejeição da proposta
- Vereador propõe que reitor e autoridades do estado se comprometam a manter em atividade escolas e posto de saúde ameaçados pela expansão do Butantan; barulho dos equipamentos segue atormentando a população
- Nesta quarta, 8 de outubro, União entrega certidões de óbito retificadas às famílias de mais de 100 militantes de esquerda assassinados(as) pela Ditadura Militar, sendo que 29 eram discentes ou docentes da USP
- Conselho Universitário vai debater na terça-feira (15/10) concessão do “Prêmio Desempenho Acadêmico”, em três parcelas de R$ 3 mil, e valores para progressão na carreira dos(as) funcionários(as)