Defesa da Universidade
“Gestão Doria concentra 14% da verba da Fapesp em dezembro”
O blogue Direto da Ciência publicou nesta segunda-feira (11/2) importante reportagem sobre o contingenciamento de recursos adotado pelo governo estadual. A matéria do jornalista Maurício Tuffani, editor do blogue, demonstra que essa medida fere a Constituição Federal e a Constituição Estadual e pode trazer prejuízos à Fapesp e às universidades estaduais.
“A gestão do governador paulista João Doria (PSDB) concentrou em dezembro [um repasse de] R$ 220 milhões da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Correspondente a cerca de 14% do orçamento total de R$ 1,587 bilhão da instituição para este ano, o valor está previsto para despesas com equipamentos e outros investimentos para ciência, tecnologia e inovação. No entanto, a Constituição do Estado estabelece o repasse mensal sistemático de 1% da arrecadação tributária do Estado para o órgão, descontadas as transferências a municípios, não permitindo ao governo concentrar seus recursos no final do ano”.
A reportagem informa que também tiveram seus orçamentos contingenciados “e com concentração maior em dezembro a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp)”, e que essa prática foi inaugurada no governo anterior.
“Em 2015, no início da terceira e última gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB), tiveram início os contingenciamentos de orçamentos da Fapesp e das três universidades estaduais paulistas. Nesse mesmo ano, Alckmin também concentrou em dezembro parte significativa do valor não contingenciado da USP, da Unicamp e da Unesp. Mas a concentração acima de 0,05% na última quota mensal só aconteceu efetivamente com a Fapesp neste ano”.
Confira aqui a reportagem na íntegra.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Em greve, estudantes da FMUSP realizam manifestação contra o curso pago “Experiência HC” e em defesa da reestruturação do Hospital Universitário
- Primeira reunião de negociação entre Cruesp e Fórum das Seis será na próxima segunda-feira, 4/5; Adusp fará conversa online em 6/5 e Assembleia Geral em 7/5
- Fórum das Seis convoca entidades para manifestação em frente à Reitoria da Unesp na segunda-feira (4/5), dia da primeira negociação salarial com o Cruesp. Participe!
- “USP tem que servir para pensar como superar a condição periférica. Tem que produzir pensamento crítico”, sustenta professor em atividade de apoio à greve discente
- Em reunião com representação estudantil em greve, Reitoria se compromete a reajustar bolsas e a negociar espaços discentes e cotas trans e indígenas