Defesa da Universidade
USP-RP em defesa da educação, ciência e da universidade pública e gratuita
Todos sabemos que a educação é fundamental na vida dos indivíduos e da sociedade.
Nos últimos anos, entretanto, a educação vem sofrendo duros ataques, que se aprofundaram no atual governo. Para Bolsonaro e seus ministros, o processo educacional se limita apenas à formação de mão de obra a serviço de tarefas ditadas pelo mercado, em detrimento das múltiplas potencialidades que o ser humano pode desenvolver.
Por meio do Ministério da Educação (MEC), o governo vem anunciando sucessivos cortes no orçamento do ensino superior público, incluindo bolsas de pós-graduação da Capes. Já são quase R$ 6 bilhões retirados das instituições de ensino, além de outros R$ 2,1 bilhões cortados das verbas destinadas ao setor de pesquisa.
Esse quadro compromete o futuro do país, colocando-o numa situação de dependência científica e tecnológica e de perda da sua capacidade de desenvolvimento autônomo e soberano.
Outras ameaças estão no horizonte, como o fim da vinculação constitucional para a destinação de recursos públicos para a educação.
Em São Paulo, o governo Doria ameaça as escolas e as universidades estaduais, além de planejar a privatização ou a extinção de importantes institutos públicos de pesquisa.
As universidades públicas estaduais – USP, Unesp e Unicamp – estão sob ataque também na Assembleia Legislativa. Uma CPI, apoiada pelo governo Doria, quer promover uma "caça às bruxas" para justificar cortes no orçamento das universidades e até defender a sua privatização.
Todos esses ataques cerceiam a liberdade de pensamento e ameaçam a educação pública de qualidade, mirando também na soberania e na autonomia das universidades.
Temos que barrar essas ameaças aos nossos direitos sociais, políticos e econômicos, duramente conquistados em lutas históricas da sociedade brasileira.
Convidamos toda a comunidade da USP-RP a se unir na luta pela educação pública gratuita, laica, democrática e socialmente referenciada, desde a educação infantil até a pós-graduação.
Junte-se a nós na defesa do investimento público em ciência e tecnologia e da universidade pública e gratuita em sua articulação ensino, pesquisa e extensão!
ADUSP, SINTUSP, DCE – Livre da USP, APG-RP, ANPG-RP, UEE
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Sete docentes que não entregaram RAD respondem a “sindicância punitiva”, e outros(as) 32 precisaram firmar “protocolo de compromisso”; novo ciclo do PrADo terá início no segundo semestre
- Reitor retira da pauta do Conselho Universitário a proposta de mudanças na sistemática de concursos para ingresso de docentes, mas anuncia votação “em breve”
- Governo estadual altera estatuto do IPT para criar “conselho de orientação”, e Vahan nomeia como integrante Roberto Sallouti, “CEO” do BTG Pactual e dirigente da Faculdade Inteli
- Governo estadual derrubou 589 árvores para realizar obras de ampliação do HC de Ribeirão Preto; para compensar, plantou 3.800 mudas em outro bairro
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março